O candidato João Alfredo (Psol) e sua coligação, “Fortaleza que resiste”, ajuizou nesta segunda-feira, 22, representação eleitoral com pedido de liminar, na 82ª Zona Eleitoral do Estado do Ceará, para participar dos debates eleitorais. Nova legislação desobriga emissoras de convidarem para os debates postulantes de partidos ou coligações com menos de nove deputados na Câmara Federal.

João Alfredo pede participação nos debates. Foto: Tatiana Fortes/O POVO

João Alfredo pede participação nos debates. Foto: Tatiana Fortes/O POVO

São citadas na representação a TV Diário, TV Cidade, TV Jangadeiro, TV Verdes Mares e TV União. O primeiro debate já acontece nesta quarta-feira, 24, na TV Cidade, e João Alfredo não foi convidado. Além dele, o candidato Francisco Gonzaga (PSTU) pode não participar das discussões.

Além do convite das emissoras, para participar dos debates ambos precisam da aprovação de dois terços dos candidatos que devem ser convidados obrigatoriamente para os debates. De acordo com a assessoria de imprensa de João Alfredo, ele já conseguiu o número exigido. Roberto Cláudio (PDT), Heitor Férrer (PSB), Capitão Wagner(PR) e Ronaldo Martins (PRB) já teriam concordado com sua presença nos eventos.

“Ao não participar dos debates, estará se ferindo o princípio de isonomia entre os candidatos em desfavor do representante e de coligação. E mais: estará sendo cerceado o direito do eleitor em analisar, conhecer, contrastar, ouvir as propostas de candidato que, sabidamente, tem condições de obter êxito no processo eleitoral”, diz o texto da ação.

João Alfredo já realizou abaixo-assinado cobrando participação nos debates e já conseguiu 917 assinaturas.

 

Tagged in:

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles