Foram apreendidas diversas caixas de material do candidato (Foto: Whats App)

Diversas caixas de material do candidato haviam sido apreendidas (Foto: Whats App)

A Justiça Eleitoral determinou agora há pouco a devolução imediata de todo o material de campanha de Capitão Wagner (PR) apreendido na última terça-feira, 23. Ação da Justiça Eleitoral havia feito apreensão de diversas caixas de material da campanha de Wagner, incluindo grande volume de adesivos do candidato.

A apreensão ocorreu pois o espaço do candidato a vice na chapa, Gaudêncio Lucena (PMDB), teria desrespeitado proporção mínima de 30% com relação ao nome de Wagner prevista na lei eleitoral.

Nesta quarta-feira, no entanto, decisão da desembargadora Kamile Moreira de Castro concedeu liminar suspendendo as buscas e exigindo a devolução imediata do material. O mérito da ação, no entanto, ainda será objeto de julgamento.

A apreensão ocorreu menos de 24 horas antes da inauguração do comitê de Wagner e pode dificultar o pontapé inicial do “quartel general” do candidato. “O fato caracteriza clara perseguição política, desespero dos adversários na possibilidade de derrota nesta eleição”, se manifestou, em nota, a assessoria de Capitão Wagner.

Proporção mínima

O espaço mínimo para divulgação do vice é inovação da minirreforma eleitoral de 2015. Além da apreensão do material, candidatos que desrespeitarem a norma poderão estar sujeitos a multas entre R$ 5 mil a R$ 25 mil, ou equivalente ao custo da propaganda.

Localizado na avenida Barão de Studart, o prédio iniciará atividades em evento marcado para as 19h desta quarta-feira, 24. A mesma estrutura serviu de base para campanha de Eunício Oliveira (PMDB), aliado de Wagner, ao governo do Estado em 2014.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles