Projeto disciplina forma como professores devem abordar assuntos em sala de aula (Foto: Divulgação/AL-CE)

Projeto disciplina forma como professores devem abordar assuntos em sala de aula (Foto: Divulgação/AL-CE)

A deputada estadual Dra Silvana (PMDB) quer realizar, já nas próximas semanas, audiência pública para debater projeto que cria o programa Escola sem Partido no Ceará. O projeto, que busca evitar “doutrinação ideológica” de professores em escolas, foi apresentado em diversos outros estados e tem versão local apresentada pela própria Silvana.

A deputada afirma que a proposta favorece o momento político e “vem para libertar os alunos de um sistema opressor e ideológico que está se instalando nas escolas”. “Os alunos não são obrigados a serem doutrinados em sala de aula. O professor tem o dever de exprimir as diferentes versões das histórias”, diz.

A peemedebista, que é pastora evangélica e já chegou a ministrar cultos na Assembleia, destaca que já foi procurada por estudantes universitárias sobre o projeto. Ela destaca que o projeto busca esclarecer direitos dos estudantes e deveres de professores para evitar a “doutrinação política, ideológica e moral” em salas de aula.

Versões semelhantes do projeto vêm provocando polêmica em todo o País. Para especialistas em educação, a medida funciona na prática como uma espécie de censura aos professores e pode prejudicar o aprendizado. Projetos do tipo têm inclusive ganhado a alcunha de “lei da mordaça”.

Supressão de direitos

Crítica da suposta doutrina política, Silvana participou de articulação da bancada evangélica que aprovou a retirada de pontos do último Plano Estadual de Educação. Entre os itens suprimidos, está o que previa combate à homofobia em escolas e outro sobre o direito garantido em lei do uso do nome social por transexuais em documentos escolares.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles