Política

Camilo, Cid e Ciro Gomes rompem com Domingos Filho em meio a racha na Assembleia

1127 30
Cid e Ciro Gomes eram aliados de Domingos Filho desde 2007 (Foto: Humberto Mota/O POVO)

Cid e Ciro Gomes eram aliados de Domingos Filho desde 2007 (Foto: Humberto Mota/O POVO)

Marcada para esta quinta-feira, 1º, eleição para a presidência da Assembleia Legislativa já provocou sua primeira baixa na base aliada. Em meio à pesada disputa nos bastidores, foi confirmado nesta quarta-feira o rompimento político definitivo entre os grupos de Domingos Filho (PDT), conselheiro do TCM, e dos ex-governadores Cid e Ciro Gomes (PDT) no Estado.

Atualmente, o grupo dos Ferreira Gomes, que inclui o governador Camilo Santana (PT) e o prefeito Roberto Cláudio (PDT), apoiam reeleição de Zezinho Albuquerque (PDT). Segundo interlocutores, a ruptura ocorre por conta do apoio de Domingos à candidatura de Sérgio Aguiar (PDT) na disputa da Assembleia, que provocou intenso racha na base aliada.

Confira entrevista de Sérgio Aguiar ao O POVO no Rádio, da Rádio O POVO/CBN

Confira também entrevista de Zezinho Albuquerque ao programa

O comportamento do conselheiro nos bastidores também teria incomodado aliados. Segundo uma fonte do Blog Política, Domingos teria utilizado sua influência no Tribunal de Contas para pressionar prefeitos e deputados em busca de apoios para Sérgio. Em troca, o conselheiro possuiria acordo com o atual presidente do TCM, Chico Aguiar, para assumir o comando da Corte.

Chico é pai de Sérgio Aguiar, que vem negando qualquer relação entre eleições no TCM e AL. A tese ajuda a explicar recente publicação do deputado Ivo Gomes (PDT), recém-eleito prefeito de Sobral, no Facebook: “Estou me preparando pra deixar a Assembleia Legislativa, depois de 14 anos. Saio triste porque saio no pior momento dela”, disse Ivo na noite desta terça-feira, 29.

“Interferência”

“Saio no momento em que magistrados pertencentes ao Tribunal de Contas dos Municípios – que têm por obrigação mínima a imparcialidade e a distância da política – interferem acintosamente na sucessão da Presidência da casa da qual ainda sou parte. Prefeitos honestos ameaçados, prefeitos picaretas sendo perdoados. Desde que a decisão agrade aos deputados q apoiam candidaturas de interesse”, disse Ivo, irmão de Cid e Ciro.

O Blog Política apurou que Camilo, Roberto Cláudio, Ciro e Cid já teriam conversado com domingos duas vezes ao longo das últimas semanas. Eles tentavam negociar saída de Sérgio da disputa e manutenção da aliança no Estado, mas não houve acordo. Nos bastidores, Domingos trabalha com tese de possível candidatura sua em disputa majoritária em 2018.

Aliança antiga

Grupos dos Ferreira Gomes e de Domingos Filho são aliados no Ceará desde 2007, início da gestão Cid. Ex-presidente da Assembleia, Domingos migrou do PMDB para as siglas do grupo dos irmãos Gomes e tem sido um dos principais fiadores de candidaturas do bloco. Em 2014, abriu mão de ser candidato ao governo do Estado e foi indicado ao TCM.

Esta é a maior baixa no arco de sustentação que governa o Estado desde saída de Eunício Oliveira (PMDB) da aliança em 2014. Em 2010, o grupo teve outra baixa ao romper com Tasso Jereissati (PSDB) na eleição ao Senado.

Na manhã desta quarta-feira, a Mesa Diretora da Assembleia está reunida para definir o rito de votação da Casa nesta quinta. No encontro, será definido, por exemplo, se a votação será aberta ou secreta, ou se o registro de votos será eletrônico ou por meio de cédulas de papel.

Recomendado para você

30 Comentários

  • pobre servidor disse:

    Quem são os ferreiras gomes para falar imparcialidade dos magistrados?
    onde eles MESMOS usam o ministério publico estadual politicamente para perseguir servidores públicos em greve!!!!!!1

    • Antonio Luciano disse:

      Excelente comentário meu amigo! Todos sabemos que o Ceará é uma terra sem lei! Todo o poder judiciário está macumunado com o governo estadual! Só uma intervenção federal por uns 10 anos resolveria!

  • Marcelo Pimentel disse:

    Nossas instituições não são republicanas, são oligárquicas e principalmente PATRIMONIALISTAS.
    Foi o CID quem indicou um político para o TCM, e sempre é assim, não fiscalizam e continuam barganhando em proveito próprio. É generalizado, o Eunício fez o Des. Cid Marconi no TRF-5, o Renan Calheiros já já vai fazer o dele, estão blindados na Justiça. O “Ponto Fora da Curva na história do Brasil é o Moro, em pouco tempo voltaremos à curva. Reforma constitucional para profissionalizar os orgãos de fiscalização já!

  • Fábio lima disse:

    Os ferreiras gomes não são donos do ceará não

  • Gayneth disse:

    Servidor público, Sinônimo: GREVE!

    • pobre servidor disse:

      Servidor público, Sinônimo: baixos de salários e de criminalização por parte do governo Camilo santana
      vou te dar um exemplo :agente penitenciário Reginaldo soares foi executado no bom jardim no conj habitacional raquel de Queiroz doado pela prefeitura ,não tinha condições como os membros do ministério publico que recebem 33 mil reais, fora um auxilio moradia de 4089 reais e condenam os agentes por fazerem uma greve para melhora as condições de trabalhos e salários .
      pois bem esse servidor mal remunerado sem chances de compra uma casa ,morava numa área de risco do rio maranguapinho , ele trabalhava com honestidade e com selo no sistema penal, foi assassinado a mando do crime organizado
      o estado não olha para o servidor, o próprio ministério publico recomendou para o governo que não pagasse nenhum aumento para essa classe tao sofrida e mal pagar e criminalizada ,que são os agentes penitenciários !!!!!!!!
      mas Deus e justiça!!!!!!
      2018 ta chegando, DOMINGOS FILHO TAMBEM !!!!!!!!

      • jhonny bravo disse:

        Quem deveria ser culpado é a pessoa que obrigou, ameaçou e corrompeu ao cidadão a ter concorrido ao cargo no funcionalismo público… Pq é desumano após o estado probatório o concursado ser induzido ao status de que agora não precisa mais trabalhar e que concursado é só direitos e não deveres!

      • Chicão disse:

        Outro iludido que acredita que esses ” políticos que só pensam em si e em seus projetos de poder” são a solução dos seus problemas!!

  • Rogério Lustosa Mendonça disse:

    As denúncias do deputado Ivo Gomes têm que ser apuradas pelo MInistério Público, pois são de uma gravidade tal que se isso não for feito torna-o cúmplice desses escabroso processo de aprovar contas de prefeitos favoráveis ao candidato do presidente do TCM e rejeitar dos prefeitos que lhe são contrários, por mera razão política. Esperemos.

    • Solano Lopes disse:

      Eu quero crer que o Ciro, Cid e Camilo acham que a ALEC seja propriedade deles. Essa é boa. Vá em frente Dr. Domingos Filho, quebre esse monopólio. O senhor tem ferramentas para romper a hora que quiser, com esse trio que se acha dono do Estado e que não o é.

  • hyron Almeida disse:

    ESTES FERREIRA GOMES ACHO QUE TODO CEARENSE DEVE SER DA COZINHA DELES.CANALHAS VÃO PASSAR A VIDA TODA NAS TETAS PUBLICAS. VÃO TRABALHAR MUNDIÇA.

  • Mardone disse:

    Esses prepotentes brigam com todo mundo é quem perde é o Ceará.

  • joao farias disse:

    Romper com conselheiro? Ora, a função de conselheiro não seria julgar as contas do Estado?

  • brasilianofaco@yahoo disse:

    Esse tá de Zezinho quer ficar até quando. É hora de renovar.

  • Fernanda disse:

    Eles estão bebendo do próprio veneno. Deram um presentinho ao senhor Domingos Filho o colocando no TCM, AGORA AGUENTEM. SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO. E A BRIGA DESSE TAL DOMINGOS FILHO É PELO PODER NÃO É PELO POVO NÃO. E ESTAR DESESLPERADO PQ PERDEU A GALINHA DE OVOS DE OURO Dele que era a prefeitura de Tauá. Me poupem. Tbm não sou a favor desse monopólio dos Ferreiras Gomes não. Vamos fiscalizar MP.

  • salgueiro disse:

    O CEARÁ e seu velho coronelismo…Parabéns aos 1m8ecís que escolherem a patota dos ferreiras…Só tenho a parabenizar pode essa grande M…DA de presente ao povo.

  • Eudes Baima disse:

    Nem o “Tribunal” de Contas é tribunal, nem Domingos Filho é magistrado.

  • Josue Silva disse:

    Eis a resposta para muito prefeito ladrão está impune…

  • Rafael disse:

    Impressiona é saber que um Conselheiro do TCM (magistrado) faz política diariamente, abertamente, e ninguém, nem o jornal Opovo, criticar essa postura. Pelo contrário, abertamente assume as costuras políticas feitas por um membro que em tese deveria estar afastado da política. Aceita-se que se utilize do cargo para barganhar com políticos. Isso deveria ser manchete de capa do jornal.

  • Wesley Cidrão disse:

    Esses Ferreira Gomes junto com esse domingos filho são tudo farinha do mesmo saco, uma corja só vivem tentando derrubar os adversários com jogos infames de pressão sobre o poder público municipal, esse conselheiro Domingos Filho ameaçando de desaprovar as contas dos prefeitos se não o apoiarem eo Cid Gomes ameaçando cortar recursos do estado para os municípios através de seu lacaio Camilo Santana, essa merda desse TCM de mentira nem era pra existir, pois, só serve para isso mesmo moeda de barganha forçada contra opositores e aliados.
    Ceará medíocre e de políticos sem escrúpulos.

  • Chagas Peres disse:

    Estes Ferreiras Gomes já tá mais do q na horas de sair da política cearense, quase ki o Moser tira eles de Sobral e amanhã os deputados de bom senso irão ensinar o rumo q eles irão seguir. Tenho fé na maioria dos deputados q irão levar Sérgio Aguiar a presidência da ALC e essa terá um novo rumo, sem monopólio voltando a ser a casa do povo cearense.

  • PAULO disse:

    O clã gomes da ditadura cearense não merece nenhuma credibilidade, nunca. Que morram num desastre aéreo até a terceira geração.

  • Edvardes Mendes de Carvalho Filho disse:

    É triste quando se quer impor, ou colocar de guelra a baixo uma decisão de políticos sem consultar o povo, no que vai da, não sei, mais se os Ferreira Gomes perder a Presidência da Assembleia, pode dá adeus ao Governo do Estado.

  • Lunga Neto disse:

    Eleição perdida no curral do Tauá o Dominguinho ex Gão só tem uma saída prá tentar eleger o filho e um deputado estadual no Quinamuiú que é encostar num pau que dê $$$$$ombra e só nas mangabeiras é que tem.

  • Marco Tulio disse:

    Os Ferreira Gomes são os melhores governantes deste Estado, quem tá falando mal é porque está com seus interesses pessoais contrariados, vão trabalhar servidores frustados, pra vcs nunca terá governo bom, sempre estão querendo mamar nas tetas do Estado.A infelicidade e a revolta são as marcas das sua vidas.

  • neto disse:

    Tai a hora de dar um basta neste que acham que podem tudo,tudo passa chegou a hora deles enganação agora só em sobral,por enquanto,uma pena que seja tudo farinha do mesmo saco.

  • Antônio Rodrigues disse:

    Domingos Filho é um péssimo exemplo da política cearense. Hj é conselheiro do TCM graças aos Ferreira Gomes. Isso é traição. Cospe no prato q comeu

  • Joana disse:

    A minha cidade é Granjeiro quem tiver o prazer de vê o vídeo do Domingos Neto em palanque na minha cidade na qual ele faz oposição ao prefeito Dr.Gudy, entenderá a fala do Ivo Gomes.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *