Política

Capitão Wagner acampará em solidariedade PMs acusados de chacina

1412 25

O deputado Capitão Wagner (PR) anunciou que irá acampar a partir desta quinta-feira, 24, em frente ao 5º Batalhão da Polícia Militar do Ceará, no Centro de Fortaleza. A ação ocorre em protesto contra a prisão no quartel de 44 policiais militares acusados de participação na chacina da Grande Messejana, que deixou 11 mortos em novembro de 2015.

Desde a semana passada, o vereador eleito Soldado Noélio (PR) já acampa no local. Segundo ele e Wagner, os 44 PMs – presos desde agosto deste ano – estão sendo punidos “injustamente”. “Imagine você ser acusado de um crime que não cometeu e por isso ser impedido de estar com a família. Não podemos aceitar isso”, diz Wagner.

“Muitas pessoas estão aderindo e se solidarizando aos policiais que estão presos apenas por estarem de serviço próximo ao local do crime. É muito importante que a sociedade saiba que muitos dos policiais que estão presos no 5º Batalhão são inocentes”, diz ainda Wagner, que pede presença da sociedade no ato.

Famílias e MP discordam

A versão, no entanto, é diferente da apresentada pelas famílias das vítimas, pelo Ministério Público do Estado (MP-CE) e pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD) da PM. Em processo de 16 volumes, mais de cinco mil páginas e que ouviu mais de 33 testemunhas, a investigação aponta indícios de execuções “sumárias e aleatórias”.

Segundo o MP, a chacina iniciou como retaliação ao assassinato do soldado Valtemberg Serpa, ocorrida na véspera da ação. Diante do insucesso na localização de alvos preferenciais, dificultada pelo esvaziamento das ruas na hora do crime, as vítimas passaram a ser escolhidas de forma aleatória, ainda segundo o Ministério Público.

Quase todas as vítimas tinham menos de 20 anos, tendo apenas duas elas passagens pela polícia – uma por acidente de trânsito e outra por não pagamento de pensão. O MP afirma ainda que existem provas suficientes para condenar os acusados. Entre as testemunhas de acusação, estão inclusive um sargento e um policial da PM.

Identificação

A defesa dos PMs afirma, no entanto, que não existem provas individuais contra nenhum dos acusados, que não foram reconhecidos pelas testemunhas. O MP contesta, afirmando que, durante a ação, os autores da chacina estavam encapuzados.

Recomendado para você

25 Comentários

  • Maria disse:

    Mais um oportunista de plantão, que se percebe que está em moda “fazer justiça pelas próprias mãos”, ” o fim justifica os meios”, “não adianta ter provas mas sim convicções” e assim por diante, onde é usada o apelo popular e a mídia, para brincar de justiça. Infelizmente é a atual realidade da nossa sociedade, sem lei, sem direitos, mas acima da lei o vale tudo.

  • Jefferson disse:

    Só vai acampar pra mídia documentar, depois quando a imprensa der as costas vai pra casa para o conforto do seu lar, isto é só para usar como propaganda para as próximas eleições de 2018 ao governo do estado para angariar votos.

  • Edvardes Mendes de Carvalho Filho disse:

    OK Capitão, está garantindo o apoio das próximas eleições com os Policiais, deixe de demagogia, que mora na parquelandia, que estudou em Colégio Publico, que não tem padrinhos políticos, seja Homem além de Deputado.

  • SERVIDOR PUBLICO disse:

    O MINISTÉRIO PUBLICO INDICIOU 10 AGENTES PENITENCIÁRIOS POR CAUSA DA GREVE QUE DUROU 3 HORAS , E FOI UM DIREITO DOS TRABALHADORES
    MAS COMO O MP E UM ÓRGÃO MUITO DEPENDENTE E MUITO INFLUENCIADO PELO GOVERNO ESTADUAL, INDICIOU MESMO NÃO TENDO NENHUM CRIME EM FAZER GREVE E PIOR AINDA RECOMENDOU AO GOVERNADOR A NÃO CUMPRI O ACORDO FEITO
    E NÃO APARECEU NENHUM DEPUTADO FALADO CONTRA ESSA ANOMALIA JURÍDICA E AUTORITÁRIA DESSE ÓRGÃO
    MAS O CAPITÃO ESTAR CERTO ,ELE E POLICIAL MILITAR TEM QUE DEFENDER A SUA CLASSE MESMO.
    ENQUANTO AO AGENTES NÃO COMETERAM NENHUM CRIME ,ISSO E PROVADO FACILMENTE NA JUSTIÇA !!!!!!!

  • Edvardes Mendes de Carvalho Filho disse:

    Estão abertas as vagas para o Tribunal de Contas, não sei qual; mais seria bom que alguns Deputados garantisse já sua vaga, como o Deputado do Sertão Central, pois não se elejer mais, é muita concorrência e quem não faz nada fica para traz.

  • Edson Santos disse:

    Eu fico a obervar os comentários, tem cada um que só pedindo a misericórdia de Deus pra livrar a alma de tamanha mente suja em publicar certos comentários.

  • Henrique Cunha disse:

    Capitão Wagner é de fato um líder solidário! esse sim merece o apoio de todos!

  • ivan lima disse:

    Por que esse capitao não manifestosse antes durante a campanha.agora quer mais um palanque continuar fazendo campanha…

  • José Carlos disse:

    Duvido que ele acampe lá no Curió ou em qualquer outro bairro da Grande Messejana.

  • Chico Alberto disse:

    Falar é fácil, fazer como ele, que é difícil. Se não faz nada, lhe cobram; se faz está se aproveitando. Oh, quanta inveja e hipocrisia de quem só sabe criticar. Quando vc ou alguma pessoa querida tiver uma arma apontada na cabeça e ser chamado de vagabundo por um bandido, aí lembrará das críticas que sempre faz.

  • Francisco disse:

    Se ele não acampasse, as almas sebosas reclamariam. Como ele decidiu acampar, as almas se bolsas estão reclamando do mesmo jeito. Ou seja, não importa o que se faça: almas sebosas serão sempre almas sebosas.

  • Manoel disse:

    Justiça ou justiçamento?

  • Eric disse:

    Podendo procurar o que fazer… Não! Fica de mimimi pra chamar atençã,o Ridículo.

  • Paulo Cesar disse:

    JORNAL FAZENDO PROPAGANDA DE POLÍTICO! É ISSO?

  • alexandre disse:

    Ta faltando o Cabo Sabino para completar kkkkkkkkkkkk

  • danilo disse:

    ACORDA JUSTIÇA E MINISTERIO PUBLICO,VCS FALAM DIA E NOITE D OS POSSIVEIS PARTICIPANTES DA CHACINA,VCS FALAM QUE INVESTIGARAM E CHEGARAM NESSES GUERREIROS, E PERGUNTO A VCS,CADE OS MATADORES DO SOLDADO UM CIDADÃO PAI DE FAMILIA,VAMOS INVESTIGAR TUDO ,ASSIM ESSES RESULTADOS NÃO TEM LOGICA,VAMOS MOSTRAR ESSA COMPETENCIA. VAMOS LA NA VIUVA DA ASSISTENCIA E MOSTRAR O APOIO DOS DIREITOS HUMANO

  • Lídia santos disse:

    Oi Danilo você não entendeu ainda que a polícia militar não tem valor algum infelizmente matam pm e não da em nada os valores se inverteram e outra tudo de ruim que acontece a culpa é da Polícia a sociedade mesmo hipocrita fala mal dos nossos policiais e quando acontece algo com algum pm e colegas se reúnem pra ajudar a sociedade mais uma vez julga a pm mas ora se eles não fizerem por si próprios quem vai .acho engraçado que a polícia não presta é isso e aquilo mas quando acontece um roubo um crime vao todos atrás da Polícia.acordem gente VamoS valorizar nossos policiais militares eles sim São dignos do nosso respeito e admiração e não esses bandidos que matam fazem mal e nada acontece.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *