Política

Sem Exército nem dispensa: governo lança edital para Transposição

467 9
Águas do São Francisco podem chegar ao Ceará somente em setembro de 2017 (Foto: Fábio Lima/O POVO)

Águas do São Francisco podem chegar ao Ceará somente em setembro de 2017 (Foto: Fábio Lima/O POVO)

O Ministério da Integração Nacional publicará nesta quinta-feira, 8, o novo edital para licitação de obras da 1ª etapa do Eixo Norte da Transposição do rio São Francisco. A medida contraria pleito do governo Camilo Santana (PT), que defendia uma contratação emergencial para conclusão do trecho, e de deputados que defendiam entrada do Exército na obra.

Pelos prazos legais deste tipo de contratação, a contratação das obras deve ocorrer só em fevereiro de 2017. Já as águas do São Francisco estariam disponíveis para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) apenas em setembro do próximo ano. A escolha seguiu consulta do órgão feita ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Em nota, o Ministério afirmou que o edital estará disponível na página do órgão e na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira. Enquanto Camilo defendia um leilão reverso – onde ganha quem oferece o menor preço – para retomada da obra, o governo optou por uma licitação no Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

Ao todo, serão licitados 140 quilômetros de obra, atravessando os municípios pernambucanos de Cabrobró, Salgueiro e Verdejante, e pela cidade cearense de Penaforte. A ideia é levar águas do rio até o reservatório de Jati, no sul do Ceará. A demora ocorre após a construtora Mendes Júnior, envolvida na Lava Jato, ter abandonado o trecho da obra.

Exército

Nos últimos meses, cresceu entre a bancada nordestina no Congresso a defesa de que a obra fosse transferida para o Exército Brasileiro. Entre cearenses, Danilo Forte (PSB), Raimundo Gomes de Matos (PSDB), Ronaldo Martins (PRB) e Moroni Torgan (DEM) têm defendido a entrada da infraestrutura da instituição.

Segundo o governo federal, a obra da transposição já está 90,8% concluída. Na nota divulgada nesta quarta, o Ministério da Integração Nacional destaca que o investimento levará água para mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Recomendado para você

9 Comentários

  • Fernando Mourão disse:

    Prezados, pelo visto a proposta do Governador Camilo Santana foi voto vencido.
    Se tivessem colocado o Exército Brasileiro para fazer está importante obra, com certeza, ela estaria concluída dentro ou antes do prazo previsto e hoje não estávamos enfrentando essa crise hídrica no Ceará.

  • Dam disse:

    preconceito contra o nordeste mais uma vez vem a tona de forma explicita, , os governadores deveriam declarar Estado de Calamidade pública e mandar para o inferno este pseudo governo Temer.

  • VOTO VENCIDO OU INCOMPETENTE disse:

    negocio de exercito!! o presidente estar e certo ,,o que esse Camilo fez ate hoje? esse cara não existe !!
    2 anos sem reajuste salarial para servidores!!
    sucateou o sistema penal!!!
    acabou com seguro de vidas dos servidores aposentados !
    aumentou impostos .
    CRIOU A TARIFA PARA TAXA OS CONSUMIDORES !!!!!
    não fez nenhuma obra !
    persegue os servidores usado o ministério publico estadual !
    NÃO TEM LUZ PRÓPRIA!!!
    INCOMPETENTE DE CARTEIRINHA!!!!!!!
    NA VERDADE OS FERREIRAS GOMES DEIXARAM UM ROMBO TAMANHO DO AQUÁRIO ,METRO, E DOS TARTUZOES PARA ESSE BONECO !!!!!!!!

  • Gayneth disse:

    O Exército não pode! Se não como os políticos vão pegar a sua parte junto as construtoras???

  • Marcelo Paiva disse:

    Não sei o qual mais sem futuro….. Se o Federal ou Estadual…..

  • DONOS DO CEARA disse:

    O GOVERNADOR CID PASSOU A ERA DAS CHEIAS,E NÃO SE PREOCUPOU COM NADA DE OBRAS PARA COMBATER AS SECAS ,NENHUM AÇUDE SEQUER FEZ !!
    AGORA O JORNAIS CHAPA BRANCA , QUEREM COLOCAR CULPA NO TEMER ?
    O BONECO DOS FERREIRAS GOMES ,ESTAR MAS PERDIDO QUE CEGO EM TIRO TEIO !!!!!!!
    ELES NÃO MANDAM NO BRASIL GRANÇAS A DEUS !!!!
    APENAS MANDAM NO CEARA NO MP CE,ASSEMBLEIA LEGISLATIVA,PMF ,IMPRESSA BRANCA QUE REPASSAM MILHÕES DO DINHEIRO DO CONTRIBUINTE CEARENSE PARA PUBLICIDADES!!
    MAS NO BRASIL NÃO !!!!!

  • Shico disse:

    Me parece que o Governo Federal não ver a seca como problema de emergência. Será que ele conhece o sertão nordestino? Se não tivermos uma boa estação chuvosa, muitos se beneficiarão da imagem negativa resultante deste governo oportunista.

  • Fabio disse:

    Verdade ,contrata uma empresa de um deputado federal ( Macedo ) para trabalho na transposição.

    o que vcs acham?

    R : Corrupção…..

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *