Heitor Férrer (PSB) é autor da proposta de fundir tribunais

Heitor Férrer (PSB) é autor da proposta de fundir tribunais

O Conselho Regional de Administração do Estado do Ceará (CRA-CE), em plenária realizada na última quarta-feira, 14, decidiu por unanimidade, que proposta de unir os Tribunais de Contas dos Municípios (TCM) e do Estado (TCE) deve ser melhor refletida e discutida pela sociedade e pelos deputados estaduais, responsáveis por aprovarem, ou não a fusão.

Por meio de nota, o CRA-CE afirmou que os tribunais de contas são “um patrimônio da sociedade cearense” e que “expurgar o TCM do cenário cearense pode enfraquecer ou até acabar com todo um arcabouço de orientação, capacitação e fiscalização das contas públicas municipais”.

O órgão também questiona se, levando em conta o cenário político do País, com a população se manifestando nas ruas contra práticas de corrupção, “seriam adequadas quaisquer propostas de extinção de órgãos de controle e fiscalização dos recursos públicos”.

Além disso, os conselheiros também afirmam que argumento de que medida traria economia aos cofres públicos é “inconsistente e não resiste a uma análise mais qualificada”.

Tramitação

Nesta quinta-feira, 15, a Assembleia Legislativa do Ceará manteve regime de urgência para votar proposta, que deve ser decidida na próxima semana. A decisão gerou críticas de deputados da oposição e mesmo do autor da medida, o deputado Heitor Férrer (PSB), que afirmam que é necessário um tempo maior de discussão e análise da proposta.

 

 

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles