André Costa é o novo secretário de Segurança do Ceará

André Costa é o novo secretário de Segurança do Ceará (Foto: Reprodução / Instagram)

O novo titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, estava atuando como superintendente da Polícia Federal em Alagoas. O estado é o segundo mais violento do Brasil, perdendo apenas para Sergipe, levando em consideração o número de mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Em contrapartida, foi a unidade da Federação que mais reduziu o número de homicídios em 2016: 20,8%, contra 15,2% do Ceará.

O anúncio do nome de André Costa foi feito pelo governador Camilo santana (PT) no início da tarde desta quinta-feira, 5, pela sua página do Facebook. Costa substituiu o delegado federal aposentado Delci Teixeira, que se afastou alegando motivos pessoais. No texto, Camilo deseja boa sorte a André Costa e agradece o trabalho de Teixeira.

No texto, Camilo comemora os números de melhora que o Ceará já apresentou, o melhor resultado em 17 anos, e diz que “o desafio agora, além de manter essa meta, é combater intensamente os crimes de assaltos e furtos, que criam uma sensação de insegurança na população, além do incessante combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado”.

Perfil do novo secretário

Costa é graduado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ele é delegado da Polícia Federal há 14 anos, foi superintendente adjunto em Alagoas e em Tocantins e também atuou na Polícia Civil do Ceará.

Em seu perfil no Instagram, Costa também deu a notícia de que está assumindo a pasta. “Mais uma missão da qual tenho ciência da grande expectativa da sociedade cearense e também da responsabilidade da função”, escreveu.

Secretariado de Camilo

Além da pasta de Segurança, Camilo já anunciou que haverá mais mudanças no secretariado. Em entrevista, ele chegou a admitir que “com certeza” oito pastas sofrerão modificações, sem entrar em detalhes de quais seriam elas. As mudanças devem ser anunciadas ao longo dos próximos dias.

 

Tagged in:

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles