Política

Novo secretário de segurança atuava no estado que mais reduziu homicídios

André Costa é o novo secretário de Segurança do Ceará

André Costa é o novo secretário de Segurança do Ceará (Foto: Reprodução / Instagram)

O novo titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, estava atuando como superintendente da Polícia Federal em Alagoas. O estado é o segundo mais violento do Brasil, perdendo apenas para Sergipe, levando em consideração o número de mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Em contrapartida, foi a unidade da Federação que mais reduziu o número de homicídios em 2016: 20,8%, contra 15,2% do Ceará.

O anúncio do nome de André Costa foi feito pelo governador Camilo santana (PT) no início da tarde desta quinta-feira, 5, pela sua página do Facebook. Costa substituiu o delegado federal aposentado Delci Teixeira, que se afastou alegando motivos pessoais. No texto, Camilo deseja boa sorte a André Costa e agradece o trabalho de Teixeira.

No texto, Camilo comemora os números de melhora que o Ceará já apresentou, o melhor resultado em 17 anos, e diz que “o desafio agora, além de manter essa meta, é combater intensamente os crimes de assaltos e furtos, que criam uma sensação de insegurança na população, além do incessante combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado”.

Perfil do novo secretário

Costa é graduado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ele é delegado da Polícia Federal há 14 anos, foi superintendente adjunto em Alagoas e em Tocantins e também atuou na Polícia Civil do Ceará.

Em seu perfil no Instagram, Costa também deu a notícia de que está assumindo a pasta. “Mais uma missão da qual tenho ciência da grande expectativa da sociedade cearense e também da responsabilidade da função”, escreveu.

Secretariado de Camilo

Além da pasta de Segurança, Camilo já anunciou que haverá mais mudanças no secretariado. Em entrevista, ele chegou a admitir que “com certeza” oito pastas sofrerão modificações, sem entrar em detalhes de quais seriam elas. As mudanças devem ser anunciadas ao longo dos próximos dias.

 

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *