Petista Nelson Martins e outros três novos secretários assumirão funções no governo (Foto: Divulgação)

Petista Nelson Martins e outros três novos secretários assumirão funções no governo (Foto: Divulgação)

Além de confirmar indicação do tucano Maia Júnior para o Planejamento, o governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta quarta-feira, 11, três novos secretários. Com o objetivo de dar mais “ritmo” às ações do governo, assumirão no governo Nelson Martins (Casa Civil), Jesualdo Farias (Cidades) e Lúcio Ferreira Gomes (Infraestrutura).

Dos novos secretários, apenas Maia Júnior e Jesualdo não já integravam o governo Camilo. O anúncio foi feito pelo governador em sua página do Facebook, encerrando período de intensas especulações em torno dos nomes. A pasta de Esportes, que também deverá mudar de titular, não foi incluída no “pacote” de anúncios.

“Esses ajustes feitos, juntamente com a mudança na SSPDS e SEJUS, buscam imprimir um ritmo ainda maior nas nossas ações nesta segunda metade de governo. Agradeço a cada secretário substituído pela relevante contribuição dada até hoje ao Estado do Ceará”, disse Camilo na publicação.

Quem é quem

Maia Júnior (Planejamento) – Indicação mais polêmica, Francisco Queiroz Maia Júnior é filiado há mais de duas décadas ao PSDB. Quadro dos mais respeitados do tucanato cearense, ele foi vice-governador e secretário de Planejamento de Lúcio Alcântara (ex-PSDB, hoje PR). Indicação que teve aval de Tasso Jereissati (PSDB), Maia Júnior teve sua “vasta experiência” destacada por Camilo.

Nelson Martins (Casa Civil) – Até o início do ano, era secretário de Relações Institucionais, pasta que será extinta em nova reforma administrativa. Filiado ao PT, foi deputado estadual por três mandatos, onde se destacou após assumir liderança do governo Cid Gomes (PDT) na Assembleia Legislativa, e secretário do Desenvolvimento Agrário de Cid.

Jesualdo Farias – Ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi levado para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) durante a gestão de Cid Gomes na pasta. É engenheiro mecânico e professor da UFC.

Lúcio Ferreira Gomes – Irmão de Cid, Ciro e Ivo Gomes, tem perfil mais “low profile” e pouco afeito a polêmicas que o dos demais Ferreira Gomes. Assumiu a Secretaria das Cidades após Ivo Gomes deixar o cargo. Foi chefe de Gabinete do governo Cid e também secretário de Urbanismo e Obras da Prefeitura de Sobral, reduto político da família.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles