Projeto prevê até bloqueio de números que passarem trotes até o pagamento de multas (Foto: Divulgação/AL)

Projeto prevê até bloqueio de números que passarem trotes até o pagamento de multas (Foto: Divulgação/AL-CE)

Projeto que cria um programa de combate a trotes telefônicos a órgãos públicos do Ceará tramita hoje na Assembleia Legislativa. Segundo a proposta, do deputado Danniel Oliveira (PMDB), cada ligação de trote a órgãos como o SAMU, Ciops, Bombeiros ou Defesa Civil seria multado em 40 Ufirce (R$ 157,76).

A proposta também prevê que, após identificado o autor do trote, o número seria bloqueado até o pagamento das multas. “Nosso intuito é criar um instrumento legal que possa auxiliar as instituições públicas a se defenderem desses atos irresponsáveis ou criminosos”, justifica Danniel Oliveira.

A proposta ainda prevê campanhas educativas de combate aos trotes. Oliveira destaca que, em 2015, o Ceará recebeu mais de 1,2 milhão de trotes – duas ocorrências por minuto. Ainda segundo o deputado, este tipo de ação cresceu 15% em relação a 2014. Em 2016, só o Ciopss registrou 111,3 mil trotes.

“Isso representa quatro ligações por minuto, em média para a central 190. Os trotes vem crescendo de forma assustadora e perigosamente”, diz o deputado. O autor da proposta destaca ainda que este tipo de ligação atrapalha procedimentos de polícia, bombeiros ou de atendimento de emergência.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles