O governador deverá falar aos cearenses toda semana. Foto: Reprodução

O governador Camilo Santana (PT) realizou, na tarde desta terça-feira, 21, um bate-papo no facebook com internautas. Na conversa, que durou 42 minutos, o petista fugiu de polêmicas e tratou apenas de pautas de governo, ações que vem implementando há dois anos e promessas de gestão. A ideia é que o “Camilo responde” seja feito todas as terças-feiras,  das 13h às 14h.

Respondendo aos questionamentos dos internautas, Camilo evitou, por exemplo, tratar sobre sua saída do PT ou sua relação com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB). Se restringindo aos assuntos do governo, ele comentou sobre o projeto de dessalinização da água como mais uma estratégia para enfrentar os efeitos da seca no Ceará que se intensificaram nos últimos dois anos. Segundo ele, é “questão de tempo para tecnologia” estar disponível e iniciar o processo de aproveitamento da água.

Sobre a instalação do hub da TAM, o governador afirmou que no dia 16 de março deverá ser realizado o leilão de concessão do aeroporto Pinto Martins, o que deve causar injeção de recursos privados no terminal de passageiros. Investimento e modernização são exigências da companhia aérea para a escolha da Capital onde deverá ser feita a instalação. Camilo diz que depois da concessão, Fortaleza deverá “ter grande chance para esse investimento”.

Outro assunto que o governador tratou na conversa e que voltou a gerar atenção no final do ano passado é o projeto da refinaria no Ceará. Depois que o governo do Estado assinou, em novembro, memorando de entendimento com a Guangdong Zhenrong Energy para que a empresa chinesa realize estudo de implantação de uma refinaria na área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Camilo afirmou aos internautas que vai continuar articulando a implementação de um projeto que é prometido ao Estado há cerca de 60 anos.

Camilo falou ainda de emprego e renda, convocação de concursados da Polícia Civil, reajuste no salário dos policiais militares, habitação e parceria com a Prefeitura de Fortaleza. O petista prometeu implementar o projeto do prefeito Roberto Cláudio (PSB) e instalar inicialmente areninhas em pelo menos 30 municípios do Estado.

Visivelmente resfriado, o petista encerrou mais cedo o bate-papo que deveria ter durado uma hora. A transmissão teve o acompanhamento, em média, de 500 internautas.

Tagged in:

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles