Política

Vereador propõe “botão de pânico” contra assaltos a ônibus em Fortaleza

523 5
Proposta de Célio Studart prevê instalação de "botão de pânico" para combater assaltos (Foto: Divulgação/CMFor)

Proposta de Célio Studart prevê instalação de “botão de pânico” para combater assaltos (Foto: Divulgação/CMFor)

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta quinta-feira, 23, projeto de indicação que cria um botão de pânico em transportes coletivos da Capital. Segundo o projeto, os dispositivos seriam instalados em ônibus e vans da capital e poderiam ser ativados em caso da ocorrência de assaltos, atos de violência ou irregularidades no coletivo.

A ação foi proposta pelo vereador Célio Studart (SD). Como se trata de um projeto de indicação, a proposta não possui valor legal, mas sim como espécie de “recomendação” ao prefeito Roberto Cláudio (PDT). Caberá ao prefeito dizer se a medida deve virar lei ou não.

Segundo o vereador, o botão deverá se localizar em área de fácil acesso pelo motorista, mas não visível a terceiros. Além do botão de pânico, os coletivos, sobretudo nas linhas com maiores índices de violência, possuiriam também dispositivo de localização global por satélite (GPS).

“De acordo com dados do Sindiônibus, Fortaleza registra sete assaltos coletivos por dia, o que é um número bastante elevado e que exige políticas públicas efetivas a fim de combater a criminalidade”, diz o vereador.

Célio destaca que esse sistema já existe em cidades como Natal (Rio Grande do Norte), onde teria reduzido até 33% do número de assaltos a coletivos. A aprovação ocorreu de forma consensual na Casa.

Recomendado para você

5 Comentários

  • Gutemberg Moreira disse:

    ISSO QUE SE PODE CHAMAR DE PALIATIVO GENÉRICO. O CERTO É O ESTADO DÁ SEGURANÇA À POPULAÇÃO. ESSES CANDIDATOS, HOJE ELEITOS, NAS CAMPANHAS MENTIROSAS PROMETERAM ENTRE OUTRAS MENTIRAS: SEGURANÇA, SAÚDE E EDUCAÇÃO. BANDO DE DEMAGOGOS E HIPÓCRITAS.

  • Maciel disse:

    Meu caro vereador, este dispositivo já existe a mais de 5 anos no sistema de transporte público de Fortaleza.

  • Luciene disse:

    Esse projeto é muito bom mas também poderiam colocar câmeras com melhor qualidade de imagem também seria bom divulga essas imagens não só nos jornais mais também colocar as fotos desses marginais em todos os terminais paradas e e fora e dentro dos coletivos porque quem deve ter medo de sair nas ruas são e não nos q somos cidadãos de bem q pagamos impostos

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *