Política

Soldado Noélio diz que Prefeitura trata motoristas do Uber como “bandidos”

586 8
Noélio é autor de proposta de plebiscito para regulamentação do Uber (Foto: Divulgação)

Noélio é autor de proposta de plebiscito para regulamentação do Uber (Foto: Divulgação/CMFor)

O vereador Soldado Noélio (PR) criticou, em discurso na tribuna da Câmara, apreensões de veículos do Uber pela Prefeitura de Fortaleza. Autor de uma proposta de plebiscito sobre o tema, o vereador destacou que a gestão tem tratado motoristas do serviço como se eles fossem “bandidos”.

“Tenho trazido esse tema sempre, para que a gente possa discutir, mas parece que a Prefeitura quer tratar o trabalhador como um bandido, como um criminoso, abordando veículos desses motoristas como se bandidos fossem”, disse.

Para Noélio, a prática do Uber segue o que está previsto no Plano Nacional de Mobilidade Urbana, sob a categoria de “transporte individual privado”. Ele destaca que o serviço já foi regularizado em diversas cidades do País, como São Paulo (SP). “Só em seis meses, a Prefeitura arrecadou mais de R$ 26 milhões, e prevê arrecadar R$ 120 milhões só em 2017”.

Outro lado

Líder do governo na Casa, Ésio Feitosa (PPL) discordou do colega, destacando que o Congresso ainda não legislou especificamente sobre o assunto. Por conta disso, ele diz que o prefeito Roberto Cláudio (PDT) tem optado pela “prudência” em coibir a prática.

Já o vice-presidente da Câmara, Adail Júnior (PDT), defendeu que a Prefeitura crie um aplicativo próprio para gerenciar o modal de transporte individual privado. Ele destacou, no entanto, que o Uber é uma “multinacional” que estaria “explorando” trabalho dos motoristas que fazem uso do serviço.

Atualmente, diversas propostas sobre o tema na Câmara. Algumas delas, como a proposta pelo ex-vereador Eulógio Neto (PSC), pede a proibição total do serviço. Em agosto do ano passado, pesquisa O POVO/Datafolha apontou que 65% dos fortalezenses apoiam a regulamentação do Uber.

Recomendado para você

8 Comentários

  • jose silva disse:

    Boa tarde,

    a uber está trazendo alimento para mesa de muitas famílias, está sendo a única saída, para muitas famílias da capital cearense.

  • Marco disse:

    O prefeito deveria estar do lado do povo, os motoristas da uber estão querendo trabalhar honestamente e usar o dinheiro que arrecada e usar para sustentar suas famílias que por sinal mora na cidade, que sairia ganhando com mais arrecadação, mas acho que ele tem outras prioridades, veja quantas pessoas estão desempregadas no município. Prefeito ajuda seu povo, não apenas os taxistas e sim toda a população…

  • Rogerio disse:

    No lugar de tá atrapalhando o pai de família que está trabalhando honestamente, deveria era ajeitar as ruas de Fortaleza que estão cheias de buracos, vivemos em uma democracia e as pessoas é quem sabem de que querem andar.

  • Yurti disse:

    Pmzinho já ganhou uma maleta dá Uber recheada,bandido tem q ser tratado como bandido mesmo

    • Marco disse:

      Vixe, você parece que faz parte da máfia dos aluguéis de vagas de taxi.
      seria bom o prefeito fazer um recadastramento primeiro dentro do sistema de taxi e acabar com o trabalho escravo dos rendeiros que pagam de 100 reais pra cima por dia.
      E ainda quer lançar mais 2000 vagas pros mesmos.
      Com relação a UBER e aplicativos outros, não tem mais como tirar do Brasil muito menos de fortaleza, pois já existem milhares de ações na justiça com ganho favorável a eles e quer o prefeito queira ou não tudo já foi judicializado.

  • Marco disse:

    Seria bom o prefeito fazer um recadastramento primeiro dentro do sistema de táxi e acabar com o trabalho escravo dos rendeiros que pagam de 100 reais pra cima por dia.
    ** SIGAM ESSE PEQUENO CÁLCULO: -> se o sujeito tem 10 vagas a 100 reais por dia faz 7Mil por semana e os que tem 100 vagas fazem 700mil que dá 280mil por mês. Agora calculam ai 4000 vagas a 100 reais por dia.
    E AGORA quer lançar mais 2000 vagas E PERGUNTO PRA QUEM?
    Com relação a UBER e aplicativos outros, não tem mais como tirar do Brasil muito menos de fortaleza, pois já existem milhares de ações na justiça com ganho favorável a eles e quer o prefeito queira ou não tudo já foi judicializado.
    PODEMOS RACIOCINAR QUE A UBER ENTROU BEM NO MEIO DE UM SUPOSTO ESQUEMA DE ESPECULAÇÃO FINANCEIRA EM CIMA DO SISTEMA DE TAXI DE FORTALEZA, VIRALIZOU E OS REAIS PROPRIETÁRIOS ESTÃO EM POLVOROSA COM ISSO.
    POR FIM A POPULAÇÃO ACORDOU COM RELAÇÃO A TUDO ISSO E PRINCIPALMENTE A TARIFA COBRADA PELOS TAXIS, POIS SE UBER E TAXI AMIGO FAZEM PELA METADE DO PREÇO, ENTÃO ALGO DE MUITO PODRE ESTÁ POR TRÁS DISSO TUDO E PRESTES A EXPLODIR.

  • Elniro Brandão disse:

    Os políticos de plantão precisam perceber que estamos vivendo sob um novo paradigma proporcionado pela tecnologia da infomação e das redes sociais.Somos milhares de parlamentares participando de forma pacífica e sem remuneração.

  • Eduardo disse:

    Comentário infeliz do Yurti não respeita a PM nem o trabalhador da Uber que e lei federal,deve ser um empresário de táxi que burla a lei com essa mafia de aluguel e venda de táxi.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *