Moroni disse ser pessoalmente favorável a armar a Guarda, mas defende postura de RC (Foto: Divulgação/CMFor)

Moroni disse ser pessoalmente favorável a armar a Guarda, mas defende postura de RC (Foto: Divulgação/CMFor)

Em seu pequeno período como prefeito em exercício de Fortaleza, o vice-prefeito Moroni Torgan (DEM) tocou em ponto que já expôs sua primeira divergência com Roberto Cláudio (PDT). Em eventos e entrevistas enquanto gestor da Capital, Moroni disse ser “pessoalmente favorável” ao armamento da Guarda Municipal e defendeu debate sobre o tema.

Roberto Cláudio, por outro lado, ainda evita fechar questão sobre o assunto. Desde quando o tema veio à tona, na última eleição municipal, o prefeito tem dito que aguarda estudo sobre o tema atualmente em elaboração pela Prefeitura. O gestor tem afirmado “ainda não estar convencido” de que armar a Guarda seja melhor saída para combate à violência.

Durante a campanha eleitoral, no entanto, Roberto Cláudio disparou várias indiretas sobre o tema contra seu principal adversário, Capitão Wagner (PR). Ao ser questionado sobre proposta de Wagner de armar a Guarda, RC a classificou de “ilusória” e destacou que a corporação “não pode substituir a Polícia Militar”.

Apesar de tomar à frente no assunto e se declarar favorável à medida, Moroni tem apoiado decisão de RC em estudar o tema. “O prefeito não quer errar”, disse, durante evento na Câmara Municipal onde apresentou um plano municipal de segurança. Ação inclui uma série de ações como videomonitoramento e parcerias com a PM em áreas públicas.

Prefeito em exercício

Após quatro campanhas fracassadas e 17 anos tentando ser eleito prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan enfim assumiu o comando do Executivo municipal por cinco dias na semana passada. A “vida boa”, no entanto, terminou na noite de terça-feira, 4, quando Roberto Cláudio voltou de viagem ao exterior.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles