Sinpol Ceará em ato que culminou em discussão em Brasília (Foto: Reprodução / Facebook)

O objetivo era fazer um protesto pacífico em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, para defender a aposentadoria diferenciada dos policiais. O ato foi organizado pela União dos Policiais do Brasil (UPB), que reúne categorias e sindicatos de agentes de segurança de todo o País. Na hora, porém, os policiais civis decidiram que a luta deveria ser contra toda a PEC 287, da reforma da Previdência.

Quem conta é o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol), Francisco Lucas, que enfrentou a ação da Polícia Legislativa com sprays de pimenta, bombas de efeito moral e cassetetes. Em vídeo, Lucas aparece na linha de frente do confronto com os policiais dentro da Câmara dos Deputados, após a quebra da porta de vidro da entrada da chapelaria.

“Alguns representantes de sindicatos de todo o País, inclusive nós do Sinpol, decidiram fazer um protocolo de pedido do afastamento do senhor Arthur Maia(PPS-BA), relator da reforma, pelos seguintes motivos: ele foi financiado na campanha por bancos que trabalham com Previdência Privada, e um deputado não pode relatar uma matéria em que ele tenha interesse próprio”, acusa.

Lucas continua: “Então fomos tentar entrar (na Câmara) para protocolar esse documento e não deixaram a gente entrar, foi quando o conflito começou. A Polícia Legislativa nos barrou, e nós ainda tentamos negociar a entrada de só uma comissão, mas eles foram irredutíveis”.

Sobre a confusão e a porta quebrada, segundo ele após alguns excessos cometidos pela Polícia Legislativa, o presidente do Sinpol diz que a categoria não se arrepende e se articula para voltar a Brasília no início de maio. “Esse Governo e esse Congresso não têm legitimidade para mexer nos nossos direitos e no de toda a população”, argumenta. Ainda segundo Lucas, houve três policiais levemente feridos após a confusão, mas que foram liberados na hora.

Protesto

Iniciado por volta do meio dia, o protesto contou com movimentos simbólicos, como cruzes e lápides espalhadas pelo gramado, além de uma queima de caixões, representando o momento em que os policiais conseguiriam se aposentar com as novas regras.

Por meio de nota, a UPB afirmou que o objetivo do protesto era pedir a retirada de um dos trechos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, o que retira a classificação de “atividade de risco” das categorias. Segundo a entidade, essa mudança elevaria o tempo mínimo de contribuição previdenciária dos agentes de segurança, que tem uma “expectativa de vida inferior ao restante do funcionalismo público”.

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles