MPCE não quer que a feira seja realocada nesta semana (Foto: Mauri Melo/O POVO)

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) expediu recomendação à Prefeitura de Fortaleza nesta quinta-feira, 11, para que a feira da rua José Avelino não seja encerrada neste domingo, 14, como previsto. A data foi determinada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) como o último dia de atividade dos feirantes no logradouro.

De acordo com o promotor de Justiça Raimundo Batista, autor da recomendação, o objetivo é evitar confronto com os feirantes. “Estamos recomendando o prefeito que não leve a efeito o encerramento da José Avelino no dia 14 até a gente amadurecer a ideia, discutir todo o processo. Porque a situação está tensa, alguns feirantes se manifestaram dizendo que não vão sair”, explicou.

A recomendação não proíbe a Prefeitura de mudar os feirantes de local, apenas pede que isso seja adiado “até que se exaurisse todas as possibilidades de discussão do problema”, diz o promotor. O documento, porém, age apenas como um “conselho” ao prefeito, que não fica obrigado a cumpri-lo. Raimundo Batista defende, porém, “quem tem juízo obedece”.

Segundo o promotor, a recomendação foi enviada ao gabinete da Prefeitura ainda na manhã desta quinta, mas a assessoria de imprensa de Roberto Cláudio nega que tenha sido notificada. Até o momento, portanto, decisão encerrar as atividades na rua José Avelino neste domingo continua em pé.

Entenda o caso

As obras para restauração da rua José Avelino terão início no dia 15 de maio e devem durar cerca de 60 dias. O próximo domingo será o último dia da feira no local, a partir da semana seguinte os feirantes do entorno serão realocados para espaços como o Mercado São Sebastião e o Centro Municipal de Pequenos Negócios. Ao menos foi o que RC anunciou no último dia 27 de abril.

Para evitar que os feirantes resistissem à mudança, a Prefeitura vai isolar os trechos que receberão obras e colocar máquinas imediatamente após o fim da feira.

 

Tagged in:

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles