Ciro saiu em defesa do irmão, acusado na delação da JBS, em bate-papo com internautas. Foto: Reprodução/Facebook

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) saiu em defesa do irmão Cid, acusado de receber R$ 20 milhões para a campanha do governador Camilo Santana (PT), em 2014, e disse confiar na trajetória “limpa” e “honrada” do ex-governador.

“Eu boto a mão no fogo por ele de olho fechado. Cid é um homem absolutamente limpo, honrado e faz da sua vida pessoal um exemplo de conduta, de honradez”, afirmou.

As declarações foram dadas durante bate-papo com internautas no facebook, na noite desta terça-feira, 23. O ex-ministro afirmou ainda que o envolvimento do nome do irmão na delação da JBS é para lhe “atingir” politicamente, já que é um dos nomes cotados para disputar a presidência da República em 2018.

Cid promete processar o delator Wesley Batista

Não se pode “prejulgar ou condenar ninguém por antecipação”, diz Camilo sobre delações da JBS

Doações da JBS a campanha começaram quatro dias após 1º pagamento do Estado

Ciro disse ainda que a doação da empresa à campanha do irmão em 2006 é a “mão de Deus” como prova de inocência porque Cid era oposição ao governo estadual quando disputou a eleição e, por isso, não havia como oferecer contrapartidas aos empresários. “Em 2006 a JBS sequer tinha empresa no Ceará”, afirmou.

O ex-ministro disse que todas as prestações de contas da campanha foram aprovadas e que a JBS não recebeu nenhum benefício a mais. “Ela recebeu o benefício fiscal que receberam todas as outras empresas com igualdade de condições que a lei de 1995 dá”, disse.

Pagamentos

Ciro comentou ainda sobre os picos de pagamentos em 2014, próximo à data da eleição. O pedetista justificou os repasses de altas cifras nesse período por cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Foi feito (pagamento no período) porque em 2014 todos os governantes estavam terminando os seus mandatos, e pela Lei de Responsabilidade Fiscal são obrigados a pagar todas as contas”.

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles