Política

Nailde Pinheiro assume presidência do TRE em meio a corte de Zonas Eleitorais

Nailde Pinheiro e Haroldo Correia Máximo serão empossados nesta segunda-feira (Foto: Divulgação)

Nailde Pinheiro e Haroldo Correia Máximo serão empossados nesta segunda-feira (Foto: Divulgação/TRE-CE)

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro assume nesta segunda-feira, 5, a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Em cerimônia no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), a nova diretora do órgão fará entrevista coletiva onde comentará, entre outros pontos, estudo da Corte sobre a extinção de Zonas Eleitorais prevista para 2018.

O corte de zonas segue portaria do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, publicada no mês passado. Com a determinação, que busca gerar economia aos cofres públicos, entre 20 e 27 órgãos do tipo serão extintos no Ceará. Atualmente, o Estado conta com 123 zonas eleitorais.

Não se sabe ainda o impacto dos cortes no trabalho da Justiça Eleitoral no interior do Estado. A medida tem sido recebida com certo receio no meio jurídico, por conta do risco de que algumas zonas acumulem municípios demais e fiquem sobrecarregadas. Pela regra atual, algumas zonas já se queixam do excesso de processos julgados a cada pleito.

Recadastramento biométrico

Segundo o TRE, a desembargadora também falará sobre a intensificação de ações de recadastramento biométrico em todo o Estado. Outro ponto será o início da segunda fase de construção da nova sede do Tribunal, bem como o planejamento para as eleições de 2018.

Também será empossado o corregedor regional eleitoral, Haroldo Correia Máximo. O evento está marcado para as 16h, na Sala de Convivência do 2º andar do TJ-CE. Antes, às 15h, ela fará entrevista coletiva com a imprensa. Integrante da magistratura cearense, desde 1986, Nailde Pinheiro já presidiu zonas eleitorais de Fortaeza em pelo menos 5 eleições. Ela assume vaga ocupada pelo desembargador Abelardo Benevides.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *