Assembleia envia nota de repúdio a TCM (Foto: Divulgação / AL-CE)

A “guerra” entre a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) ganhou novo capítulo nesta terça-feira, 20, quando a Casa divulgou nota de esclarecimento sobre as acusações do presidente do Tribunal, o conselheiro Domingos Filho, de que pelo menos 16 dos deputados estaduais possuem contas reprovadas pelo órgão.

O texto, assinado pela Mesa Diretora e pelo colégio de líderes da AL-CE, afirma que repudia a “divulgação equivocada de informações acerca de supostas contas de responsabilidade de deputados (…) que teriam sido julgadas irregulares pelo TCM”. Também ressalta que a nota tem o compromisso de esclarecer pontos que “tendem a induzir a sociedade cearense a erro”.

“Os deputados estaduais no exercício dos seus mandatos estão aptos para a atividade pública, pois, caso contrário, sequer poderiam ter disputado as eleições de 2014, que os conduziram ao Poder Legislativo”, diz o documento.

Nota diz ainda que há uma “evidente manipulação de dados” da parte do Tribunal, que o teria feito com o intuito de “confundir a população”. Desde o fim do ano passado, AL-CE e TCM travam queda de braço entre fim e permanência do Tribunal.

A Assembleia aposta que divulgação da lista de deputados que estariam com contas reprovadas pretende interferir na votação da PEC de extinção do órgão. “É importante que os cearenses estejam atentos à divulgação de supostas informações que, na realidade, ocultam interesses no que se refere à tramitação de projetos na Assembleia. A utilização de instrumentos indevidos de pressão sobre os deputados estaduais atenta contra a Democracia”, afirma o texto.

 

 

 

Tagged in:

,

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles