Política

Águas do São Francisco chegam ao Ceará em janeiro de 2018, diz Camilo

As obras foram retomadas após o STF intervir na disputa jurídica entre as empresas. Foto: Fábio Lima/O POVO

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, em entrevista ao jornalista Luiz Viana, do programa O POVO no Rádio desta quinta-feira, 6, que o canal da transposição  do Rio São Francisco deve ficar pronto ainda neste ano e que as águas devem chegar ao Ceará até janeiro de 2018.

De acordo com o petista, a empresa que venceu a licitação prometeu “trabalhar de manhã, de tarde, de noite, final de semana e feriado” para cumprir com o prazo prometido. As obras foram retomadas após o Supremo Tribunal Federal (STF) intervir em uma disputa jurídica que envolvia a obra hídrica.

“A obra já foi retomada e inclusive amanhã vou acompanhar o ministro da Integração (Helder Barbalho) nas obras do São Francisco. O Estado tem feito um investimento muito grande em investimentos alternativos. A ideia é até o final do ano trabalhar para concluir o canal e a água ser liberada ao Ceará. Vai possibilitar que no início de 2018 a água chegue no Castanhão e, consequentemente, na Região Metropolitana”, anunciou.

Questionado sobre a área da segurança pública em razão do crescimento dos índices de homicídio, apesar dos investimentos, o governador afirmou que o problema precisa de uma coordenação nacional e do apoio da justiça. “Não vamos resolver o problema da violência sem a integração com a justiça. Há uma sensação de impunidade muito grande em relação aos criminosos. Esse problema da violência e segurança é o maior desafio do não só do Ceará, mas do País”.

2018

Questionado sobre eleição presidencial, o governador voltou a afirmar que só deve tratar da disputa no ano que vem. Após defender a chapa Ciro-Haddad, e apontar Lula como “o grande nome do PT e das esquerdas” para a eleição, o petista evitou falar do cenário político por estar governando o Ceará.

“Tenho grande admiração pelo ex-governador Ciro Gomes, pela conduta política. Eu sempre tenho dito que eleição quero tratar no ano que vem”, afirmou.

Investimentos

Com agenda internacional na semana passada, o governador destacou na entrevista encontro com a Fraport, que vai assumir o gerenciamento do aeroporto Pinto Martins a partir do dia 28 de julho, após vencer a concessão pública. Um dos objetivos é trazer o hub da Latam para Fortaleza.

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.