Lula recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Sergipe. Foto: Reprodução/facebook

Recebendo o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Sergipe, nesta segunda-feira, 21, o ex-presidente Lula disse que a região Nordeste, pela falta de oportunidades, acabou se tornando uma exportadora de miseráveis para a região sul do País antes do seu primeiro governo.

O petista destacou o crescimento nas vagas de universidades públicas na região apontando que, agora, o Nordeste representa cerca de 20% dos universitários do País, superando pela primeira vez a região Sul.

“Uma parte da elite brasileira não admite que pobre entre na universidade. Conhecíamos o Nordeste pela desnutrição, fome, saque e retirantes que procuraram os recantos do País para sobreviver. A região Nordeste era tratada quase como se fosse um exportador de miseráveis para a região Sul”, disse.

O plano B

Cruzando o Nordeste em caravana, Lula apontou o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, como um dos responsáveis pelo “sucesso” na área da educação entre 2003 e 2014 por ter sido o “melhor ministro da educação que esse País teve”. Haddad é apontado como o plano B do PT caso a Justiça impeça o ex-presidente de se candidatar em 2018.

Lula foi condenado a quase dez anos de prisão pelo juiz Sergio Moro por corrupção passiva no caso do triplex do Guarujá. A defesa recorreu ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, e espera reverter a condenação da 1ª instância.

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles