Segundo Ciro, IJF e HGF são "espaços de excelência" no serviço público (Foto: Divulgação)

Segundo Ciro, IJF e HGF são “espaços de excelência” na saúde pública brasileira (Foto: Divulgação)

Ex-ministro e pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes minimizou discursos que tentam “desconstruir” imagem do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Em palestra no Rio de Janeiro, o pedetista destacou que, apesar de o sistema possuir problemas graves e ter gestão deficiente, existem “espaços de absoluta excelência” que poderiam ser expandidos.

Entre exemplos de órgãos, o ex-ministro destacou o Instituto José Frota (IJF) e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), ambos na capital cearense. “Eu sei que se eu for politraumatizado por um atropelamento em Fortaleza, eu quero ir para o IJF, porque ninguém é melhor que eles”, disse, destacando “experiência e expertise” da unidade neste tipo de tratamento.

“Se eu tiver um Acidente Vascular Cerebral, eu quero ir para o HGF, que é top no mundo em questão de AVC. Outro dia um cara disse que dizer isso era demagogia, mas é só ver, não há na iniciativa privada, nem nos melhores hospitais, quem tenha capacidade, expertise e conhecimento como essas unidades neste tipo de tratamento”, disse.

Para Ciro, as duas unidades são provas de que o atendimento público “pode ser excelente”. “O que é ruim ainda é a emergência, até porque, enfim, não dá para planejar a demanda: Se vira um ônibus, vão chegar 50 pacientes. Aí lota o hospital, forma corredor. Isso aqui ou na França, a diferença é que lá eles tem mais estrutura”, disse.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles