Deputada quer montar grupo para visitar escolas e evitar "doutrinação" (Foto: Divulgação)

Deputada quer montar grupo para visitar escolas e evitar “doutrinação” de jovens no Ceará (Foto: Divulgação/AL-CE)

A deputada Dra. Silvana (PMDB) apresentou nesta sexta-feira, 6, requerimento cobrando instalação de Frente Parlamentar para fiscalizar ensino da “ideologia de gênero” no Ceará. Segundo a deputada, a ideia é formar uma comissão que evite “doutrinação” do tema em escolas da rede estadual cearense.

Por ideologia de gênero, a deputada entende recentes articulações de movimentos sociais para incluir no programa de escolas o ensino do respeito à diversidade sexual e combate à discriminação de LGBTs. Adotado por segmentos conservadores, o termo é criticado por entidades de direitos LGBTs. “Não está no Plano Estadual de Educação, não podemos permitir que submetam nossas crianças a isso”, diz Silvana, que é pastora evangélica.

A deputada destacou que não tem “nada contra” homossexuais, mas que o tema não deveria ser abordado em escolas.  “Não podemos deixar que os professores confundam a cabeça das crianças, dizendo que elas são ser o que elas não são”, diz a deputada, que criticou ainda “perseguição” e “preconceito” com evangélicos no Brasil.

O deputado Ely Aguiar (PSDC) elogiou o discurso da colega, destacando que o discurso do “politicamente correto” tem prejudicado o País. “Existe uma doutrina comunista e bolivariana que tem como objetivo destruir a família, nossos filhos e a religião”, disse. Já Aderlânia Noronha (SD) destacou importância da Frente para evitar “bagunça” na cabeça de crianças.

Tolerância

Movimentos ligados a direitos LGBT, por outro lado, questionam argumentação dos parlamentares. Destacando que o Brasil é dos países que mais mata LGBTs no mundo, eles argumentam que a inclusão de dispositivos antidiscriminação não configura qualquer “doutrinação”, mas apenas a promoção de uma cultura de maior respeito e tolerância.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles