Ciro e Tasso foram aliados por mais de duas décadas até romperem em 2010 (Foto: Divulgação)

Dois dias antes de declaração polêmica sobre o ex-aliado Tasso Jereissati (PSDB) em convenção estadual do PDT, o ex-ministro Ciro Gomes (PT) falou que tinha uma boa relação com o tucano ao programa televisivo Bancada Piauí, na última terça-feira, 10.

“Eu tenho um profundo respeito e gratidão pelo Tasso, continuamos sendo amigos, nos respeitamos mutuamente. Eu e ele discordamos, eu nunca briguei com ele, nós discordamos pelo encaminhamento da vida pública”, disse em entrevista ao vivo.

Na ocasião, Ciro relembrou da sua história no PSDB, afirmando que decidiu romper com a sigla após o então presidente da República Fernando Henrique Cardoso fazer “tudo o oposto” do que o partido havia prometido. “Eu rompi, não com o Tasso, mas com o PSDB (…). E o Tasso ficou lá, apoiando o Fernando Henrique. Nós discordamos nisso aí, mas nunca no Ceará nós discordamos”.

Assista ao vídeo do programa aqui.

Entenda

Nesta quarta-feira, 12, em entrevista ao O POVO, Ciro fez referência a Tasso quando questionado sobre sua possível candidatura ao Governo do Estado, indo contra o governador petista Camilo Santana: “Quem participa do governo e depois vem contra não passa de traidor”.

“O PSDB é quem sustenta o governo Temer enquanto Tasso faz discurso contra. Mas (Tasso) manda no Banco do Nordeste, manda nas repartições, taca (sic) tráfico de influência em tudo segurando dinheiro do Ceará e tem secretário dentro do governo do Camilo. Como fica isso?”, continuou.

Durante mais de 20 anos, Ciro e Tasso foram aliados. Neste período, o mais velho dos Ferreira Gomes foi eleito prefeito de Fortaleza e governador do Ceará com a ajuda do tucano. Rompimento aconteceu em 2010, quando Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) se elegeram para o senador e Tasso viveu sua primeira grande derrota.

 

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles