Toinha Rocha deixou oposição e acabou se aproximando do prefeito (Foto: Banco de Dados/O POVO)

Toinha Rocha deixou oposição e acabou se aproximando do prefeito (Foto: Banco de Dados/O POVO)

A empresária Toinha Rocha, ex-vereadora de Fortaleza pelo Psol, assume às 14h desta quarta-feira, 18, o comando da Coordenadoria de Proteção Animal da Prefeitura de Fortaleza. O órgão foi criado em junho deste ano pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), com o objetivo de elaborar e executar políticas públicas para proteção animal.

O anúncio da nomeação foi feito pelo vereador Célio Studart, autor da proposta que motivou a criação do órgão. “Essa é uma vitória de todos que lutaram e lutam por essa causa, mas claro: Uma conquisa para os animais e toda a população”, diz Studart.

A nomeação foi confirmada pela própria Toinha Rocha: “Um sonho, um vitória para todos nós que participamos da Rede de Proteção (…) vamos dar o nosso melhor é usar toda nossa energia para termos uma cidade amiga dos Animais”, diz.

Ex-opositora

Vereadora “oficialmente” de oposição a RC durante o 1º mandato do prefeito (2013-2016), Toinha Rocha se aproximou da gestão ao final de seu mandato. A postura rendeu diversas críticas internas à Toinha, que culminou em um conflito interno pelo controle do partido em Fortaleza.

Em dezembro de 2015, a vereadora chegou a conduzir congresso “paralelo” do partido, que indicou a militante Adelita Monteiro como candidata à Prefeitura de Fortaleza. Realizado no mesmo dia em prédio vizinho, outro evento alçou o deputado Renato Roseno à mesma posição. Preterida, Toinha acabou trocando o Psol pela Rede Sustentabilidade.

A nova filiação, no entanto, durou pouco: Como a Rede apoiou Heitor Férrer (PSB) para a Prefeitura de Fortaleza em 2016, Toinha deixou a sigla para apoiar reeleição de Roberto Cláudio. Na eleição, a vereadora apoiou eleição de Ésio Feitosa (PPL), hoje líder do prefeito na Câmara Municipal.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles