A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 24, a Operação “Gremlins II”, que apura supostas fraudes realizadas desde 2012 em financiamentos rurais no Ceará. Ao todo, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, além de 15 de prisão temporária e 13 de condução coercitiva. Grupo teria atuado em 24 municípios e fraudado até R$ 20 milhões.

As diligências são cumpridas em Fortaleza, Aquiraz, Cascavel, Ipu, Maranguape, Morada Nova e Quixeramobim e buscam aprofundar as investigações em torno da atuação do grupo. Segundo a PF, fraudes teriam envolvido o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).

Funcionários e ex-funcionários do Banco do Brasil – que contratava os financiamentos –, produtores rurais, empresários, técnicos projetistas e um ex-vereadores estão entre os investigados. Todos eles também tiveram o bloqueio de contas aprovado pela 32ª Vara Federal de Fortaleza, que deferiu as demais medidas.

A Polícia Federal irá anunciar mais detalhes do caso às 11h desta terça, em coletiva de imprensa na Superintendência do órgão em Fortaleza. “O nome da operação é alusivo ao ser fantástico do cinema que se multiplica com grande velocidade, tornando-se perigoso”, diz nota da PF.

 

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles