Gaudêncio é braço-direito de Eunício no PMDB local (Foto: Fábio Lima/O POVO)

Gaudêncio é braço-direito de Eunício no PMDB local (Foto: Fábio Lima/O POVO)

Declaração de Eunício Oliveira (PMDB) onde o senador afirma ser eleitor de Lula (PT) em 2018 abriu crise no bloco de oposição do Ceará. A tese, já conhecida nos bastidores da política local, foi confirmada nesta terça-feira, 24, pelo ex-vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena (PMDB).

“[A fala] criou certa animosidade em integrantes de partidos de oposição, no caso o PSDB, PR, Solidariedade, PMB e PSD”, disse, em entrevista à Rádio O POVO/CBN. Gaudêncio destaca, no entanto, que a crise ocorreu por “mal entendido”, uma vez que a fala de Eunício condiciona o apoio ao petista à inexistência de qualquer outro acordo em nível local ou nacional.

“Ele respondeu com uma série de condicionantes: Se não houvesse candidatura própria do PMDB à Presidência, se não houvesse aliança nacional com o PSDB em uma chapa para presidente, e até se não houvesse uma aliança local que o obrigasse. Só assim não restaria outra opção senão votar no Lula”, diz.

Gaudêncio destaca ainda que, em todo caso, a prioridade é para manter o bloco de alianças da oposição no Ceará. “Primeiro vamos discutir com quem é nosso aliado, com quem faz parte da nossa coligação. Se não tiver acordo, uma composição, aí sim poderemos pensar em outra possibilidade”, disse.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles