João Pedro Stédile defendeu Lula candidato "em qualquer circunstância"  (Foto: Mateus Dantas/O POVO)

João Pedro Stédile defendeu Lula candidato “em qualquer circunstância”
(Foto: Mateus Dantas/O POVO)

Líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile afirma que o ex-presidente Lula (PT) deve ser candidato em 2018 “em qualquer circunstância”. A declaração ocorreu na noite da última segunda-feira, 13, durante passagem do ativista e de uma série de lideranças do PT por Fortaleza.

“O Lula deve ser candidato em qualquer circunstância. Com processo ou sem processo, preso ou solto. Isso porque ele personifica a classe trabalhadora brasileira, e fazer uma disputa eleitoral sem a presença dessa classe seria uma fraude”, afirmou Stédile.

O ativista destaca que é importante que a esquerda apresente uma série de candidatos em 2018, mas que a figura do ex-presidente representa “com mais clareza” os interesses dos trabalhadores. “A unidade da classe não vai ser em torno de partidos, até porque o Lula é maior que o PT. A unidade popular virá em torno do Lula”, diz.

Para ele, esta questão explicaria a “perseguição” contra o petista que estaria sendo promovida pela “burguesia e o Poder Judiciário”. “Eles querem repassar todo o peso da crise nas costas da classe trabalhadora. É isso que sustenta o governo Temer e suas reformas (…) é por isso que a burguesia e o Judiciário querem impedir que Lula seja candidato”, diz.

Tagged in:

,

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles