Mandioca deve ganhar dia estadual comemorado anualmente (Foto: Divulgação)

Projeto de lei n° 332/2017, do deputado estadual Agenor Ribeiro (PSDC) institui o dia estadual da mandioca, 22 de abril, para estimular a cultura da raiz, muito consumida no Estado. Já o projeto de lei n°333/2017, de mesma autoria, define o município de Salitre como a capital da mandioca no Ceará.

A data escolhida não coincidentemente é a mesma do descobrimento do Brasil. No texto, o parlamentar argumenta que a raiz “faz parte da história do Brasil desde o seu descobrimento” e que, “devido à sua relevância para o País, desde a sua colonização, de Norte a Sul, é cultivada e consumida”.

Agenor explica que devido à importância da macaxeira ao Estado, “faz-se necessária a homenagem”, não só a ela, mas a “todos os produtores e lavradores que fazem da monocultura da mandioca seu sustento”.

Já a escolha de Salitre como capital é devido ao cultivo da raiz. Segundo o deputado, o município é um dos maiores produtores de mandioca do Estado e tem como maior fonte de renda da população a produção da farinha e outros derivados da macaxeira, além de realizar todos os anos uma festa dedicada a ela.

 

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles