Decisão foi tomada após reunião do secretário Francisco Teixeira com comunidades (Foto: Divulgação/AL-CE)

Decisão foi tomada após reunião do secretário Francisco Teixeira com comunidades (Foto: Divulgação/AL-CE)

A Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) afirmou nesta sexta-feira, 8, que irá paralisar obras de retirada de água do Lagamar do Cauípe, no Pecém. A decisão, tomada após encontro entre o secretário Francisco Teixeira e representantes de comunidades, deve durar pelo menos até a próxima sexta-feira, 15.

Leia mais: Os argumentos pró e contra a retirada de água na região

Segundo a SRH, o prazo foi dado para que a comunidade reúna uma pauta de reivindicações sobre a atuação da pasta na região. A pasta destaca que esta foi a sexta reunião promovida entre gestores públicos e população local. Em alguns dos encontros, ônibus teriam sido disponibilizados para as 27 comunidades da área.

Obra polêmica

Na manhã desta quinta-feira, 7, moradores de comunidades da região do Lagamar do Cauípe ocuparam canteiros da obra em ato contra o projeto. Segundo eles, o manancial tem sofrido com o projeto e avanço da especulação imobiliária. Também nesta quinta, deputados Renato Roseno (Psol) e Capitão Wagner (PR) criticaram a ação na Assembleia.

Segundo Roseno, obra possui diversas irregularidades ambientais, financeiras e legais. Além do prejuízo ambiental provocado, ele critica destino da água não para uso popular, mas para o Complexo Industrial do Pecém. Já Wagner denuncia que as obras, em R$ 20 milhões, estariam sendo feitas sem licitação, usando recurso do Fundo da Defesa Civil do Estado.

Em entrevista ao Blog Política, Francisco Teixeira defendeu os projetos e rebateu acusações dos parlamentares. Teixeira afirma que, apesar da seca, área das obras possui elevada média de chuvas e acaba “perdendo” muita água subterrânea para o mar. “Fizemos estudos que mostraram capacidade dessa região de se explorar algo entre 90 milhões de metros cúbicos de reserva renovável. Ou seja, o que vamos explorar não é nem 10% do que tem disponível sem qualquer prejuízo”.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles