Cid, Eunício e Camilo durante caminhada em Sobral (Foto: divulgação)

No primeiro ato oficial no interior do Ceará do governador Camilo Santana (PT) na campanha pela reeleição, o petista visitou o Becco do Cotovelo, tradicional centro comercial em Sobral, cidade-berço do clã dos Ferreira Gomes – o prefeito do município é Ivo Gomes, do PDT.

Camilo estava ao lado do senador Eunício Oliveira (MDB), candidato a um novo mandato no Congresso, e do ex-governador e ex-ministro da Educação Cid Gomes (PDT), postulante a uma vaga no Senado e irmão do presidenciável Ciro Gomes, também pedetista.

Cid e Eunício concorrem em coligações diferentes – Cid formalmente ligado ao PT e o emedebista compondo uma chapa avulsa num bloco de oito partidos.

Mais cedo nesta quinta-feira, durante agenda no Mercado Central, ainda em Fortaleza, Camilo repetiu que fará campanha conjunta com Eunício “a partir de hoje”.

A declaração do chefe do Executivo ecoa a de Cid, que, no mesmo ato na capital cearense, disse mais uma vez que recomendará voto no senador do MDB em respeito a Camilo.

“A despeito de não termos uma participação formal de coligação”, respondeu Cid a jornalistas, “o fato de a gente não ter lançado o segundo senador é um sinal claro de que a outra vaga será recomendada por nós e pelo Camilo para a candidatura do senador Eunício”.

Principal fiador da campanha de Eunício, o governador do Ceará venceu queda de braço contra ala do PT que defendia tese da candidatura própria ao Senado. Sem um postulante do partido à Casa, o caminho fica livre para o emedebista.

A proximidade com o senador, porém, criou embaraços para o chefe do Executivo estadual também na aliança com o PDT. No Ceará, a cúpula da sigla rejeita o presidente do Congresso como candidato na segunda vaga das coligações.

A agenda de Camilo e Eunício nesta quinta prossegue na região do Cariri. Primeiro em visita à igreja matriz de Barbalha, às 18 horas, e depois à estátua de Nossa Senhora de Fátima, no Crato, cidade natal do governador.

Confira abaixo declaração do prefeito de Sobral Ivo Gomes informando que irá votar em Eunício Oliveira (MDB):

 

About the Author

Henrique Araújo

Jornalista do Núcleo de Política do O POVO

View All Articles