Governador Camilo Santana participa de lançamento de comitê do deputado federal petista José Guimarães (Foto: Gustavo Simão/ Especial para O POVO)

Deputado federal e candidato a novo mandato, José Guimarães (PT) afirmou nesta segunda-feira que a visita do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad ao Ceará na semana que vem está mantida.

“Ele vem, sim. Acabo de falar com ele ao telefone”, disse o parlamentar, que lançou comitê eleitoral.

Mais cedo, reportagem do jornal O Globo havia incluído o Ceará entre os estados que o vice na chapa de Lula evitaria para contornar “saias-justas”.

No estado, a aliança entre PT e PDT tem pelo menos dois candidatos ao Planalto: o ex-presidente Lula e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

Em entrevistas recentes, o candidato ao Senado Cid Gomes (PDT) chegou a afirmar que esperava que o governador Camilo Santana (PT) tivesse “postura de magistrado” no Ceará. O pedetista se referia à campanha de Lula. A intenção do PDT é tentar evitar que Camilo use o seu palanque para pedir votos para o ex-presidente.

Além do Ceará, Haddad também teria cancelado agenda em Pernambuco, onde o PT apoia o governador Paulo Câmara à reeleição.

Haddad começou nesta semana uma caravana de visitas ao nordeste, região cujos eleitores costumam votar majoritariamente em Lula.

Vice na chapa, com a deputada estadual Manuela d’Ávila (PCdoB) de “vice” do vice, o ex-prefeito tenta vincular a sua imagem à do ex-presidente, como forma de potencializar a migração de votos.

Duas pesquisas de intenção de voto divulgadas hoje mostram o ex-presidente com 37%.

Lula cumpre pena de prisão em Curitiba há quatro meses no caso do triplex de Guarujá. O petista se enquadra na Lei da Ficha Limpa.

About the Author

Henrique Araújo

Jornalista do Núcleo de Política do O POVO

View All Articles