Política

Bolsonaro não tem chance se não melhorar entre mulheres. E ele só piora

4747 5
(FOTO: NELSON ALMEIDA/AFP)

Jair Bolsonaro no último debate

Da coluna de hoje:

Jair Bolsonaro (PSL) lidera as intenções de voto no cenário sem Lula. Aliás, sua vantagem cresceu, e bem. Em junho, sem o petista, ele tinha 17% no Ibope, seguido de Marina Silva (Rede), com 13%. Agora, tem 20% e Marina, 12%.

Ocorre o seguinte: as pesquisas mostram abismo no desempenho de Bolsonaro entre homens e mulheres. No Ceará, por exemplo, ele tem 14% entre homens e 6% entre mulheres, segundo o Ibope. Elas são a maior parte do eleitorado.

É impossível vencer com tanto desnível. Trata-se de candidatura masculina, pautada no testosterona. Perfil bom para arregimentar milícias virtuais que esbravejam nas seções de comentários, mas complicado para dialogar com as mulheres.

Claro, há as que votam nele. Certamente, nos comentários a esta coluna aparecerão algumas. Porém, são muito menos que os homens. Se não mudar isso, Bolsonaro vai perder.

No esforço pelo voto feminino, Bolsonaro só se complica

Bolsonaro sabe disso e tem feito movimentos para falar às mulheres. Até agora, um desastre só. No debate da última sexta-feira, 17, na Rede TV, foi encurralado por Marina Silva (Rede) ao ser confrontado sobre a diferença salarial entre homens e mulheres. Saiu-se da forma mais atabalhoada possível:

1) Defendeu que “a mulher de bem, preparada, tenha sua própria arma se o desejar”. Sim, porque o máximo de formulação de sua campanha chega a isso.

2) “Ensinou” a Marina sobre o sentimento de uma mulher. “Você não sabe o que é uma mulher, Marina, que tem um filho jogado no mundo das drogas”. Sim, porque ele sabe

3) Recomendou à candidata ler o livro bíblico de Paulo. Que aconselha a mulher a se manter em silêncio e ser submissa.

4) Em entrevista após o debate, o candidato negou ser misógino. “Adoro as mulheres. Você duvida? Tenho cinco filhos”. Olha o nível.

Bolsonaro acusou o golpe e tentou construir sua própria narrativa aos seguidores. Em suas redes, acusou Marina de tentar humilhá-lo e disse que ela pagou mico. É uma forma de ver.

Bolsonaro mentiu

Além disso, coisa mais feia, o candidato não sustentou o que disse. Afirmou ser mentira que defendeu que a mulher ganhe menos que homem. Além de não ser verdade, a postura do candidato é burra, pois há registro.

Em fevereiro de 2016, ele disse: “A mulher por ter um direito trabalhista a mais, no caso a licença gestante, o empregador prefere contratar homem”. E acrescentou: “Eu não empregaria com o mesmo salário”.

Assista:

Leia mais notas na coluna

Recomendado para você

5 Comentários

  • Diorge Tonato disse:

    Não é o que se vê nas conversas pelas ruas, pois a grande maioria das mulhetes dizem que vão votar no Bolsonaro. Penso que nem essas falsas notícias com fins de denegrir a imagem das pessoas estão fora do crivo do novo perfil de votantes, hoje as pessoas ja não são tão facilmente enganadas.

  • Victor Guidi disse:

    Penso que esse homem é muito incompreendido no que fala. E muito perseguido pela imprensa também. É o candidato que mais defende as mulheres.

  • Alvany José Barros disse:

    A imprensa sempre tentando fazer a cabeça das pessoas contra uma grande possibilidade de mudança que surge em momento muito oportuno da vida brasileira.

    Nós sabemos que o modelo de gestão do momento é o que mais atende a uma imprensa comprometida e viciada.
    sabemos que existe a grande imprensa que participa direta ou indiretamente das falcatruas, que mesmo tendo o poder de denunciar, nada faz.

    Também existe a imprensa de baixo… aquela que se alimenta dos pedaços da corrupção que caem dos altos pratos ao chão do lamaçal de “formadores de opinião” comprometidos com o esquema que a cada dia contribuem mais para o fim do Brasil.

    A grande imprensa sabia tudo sobre o mensalão, e nada fez.
    A grande imprensa sabia tudo sobre o petrolão, e nada fez.

  • Ana Laura de Oliveira Garcia disse:

    Sou mulher, e não me sinto mal com nada do que ele diz!
    Não importa o que é, mas sim o que faz, seja homem, mulher, gay, negro, branco, pardo e etc, se merecer bem, senão meu amigo, estude mais, trabalhe mais, que um dia você vai chegar lá.
    #Bolsonaro2018

  • André Ênio disse:

    O correto é mentir em favor das mulheres como fazem os demais candidatos e nada é feito na prática.
    O povo gosta desse mundo de ilusão.
    Inclusive adora jornais que falam apenas de supostas desqualificações do candidato que não agrada a mídia comunista.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *