Política

Datafolha: Lula lidera com 39%; no cenário mais provável, sem ele, Bolsonaro é o primeiro, com 22%

3279 14

A primeira pesquisa Datafolha após o início da campanha mostra o ex-presidente Lula (PT) na liderança da disputa presidencial com 39% das intenções de voto. Preso e condenado em segunda instância por corrupção, a candidatura de Lula dificilmente deve ser habilitada em função da Lei da Ficha Limpa. No cenário mais provável, com Lula sendo substituído pelo ex-prefeito Fernando Haddad, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 22% das intenções de voto.

A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, e divulgada na madrugada desta quarta-feira. Veja os números da pesquisa de acordo com cada cenário:

Com Lula candidato:
Lula (PT) – 39%
Jair Bolsonaro (PSL) – 19%
Marina Silva (Rede – 8%
Geraldo Alckmin (PSDB) -6%
Ciro Gomes (PDT) – 5%
Álvaro Dias (Podemos) – 3%
João Amoêdo (Novo) – 2%
Henrique Meirelles (MDB) – 1%
Guilherme Boulos (PSOL) – 1%
Cabo Daciolo (Patriota) – 1%
Vera (PSTU) – 1%
João Goulart (PPL) e Eymael (DC) – 0
Brancos e nulos – 11%
Não sabe – 3%

Cenário Haddad no lugar de Lula
Jair Bolsonaro (PSL) – 22%
Marina Silva (Rede – 16%
Ciro Gomes (PDT) – 10%
Geraldo Alckmin (PSDB) -9%
Álvaro Dias (Podemos) – 4%
Fernando Haddad (PT) – 4%
João Amoêdo (Novo) – 2%
Henrique Meirelles (MDB) – 2%
Guilherme Boulos (PSOL) – 1%
Cabo Daciolo (Patriota) – 1%
Vera (PSTU) – 1%
João Goulart (PPL) – 1%
Eymael (DC) – 0
Brancos e nulos – 22%
Não sabe – 6%

A primeira pesquisa Datafolha após o início da campanha eleitoral sondou cenário com e sem o ex-presidente Lula

Variação da intenção de votos no cenário sem Lula
Brancos e nulos +11%
Marina Silva (Rede +8%
Ciro Gomes (PDT) +5%
Fernando Haddad (PT) +4%
Jair Bolsonaro (PSL) +3%
Geraldo Alckmin (PSDB) +3%
Não sabe +3%
Álvaro Dias (Podemos) +1%
Henrique Meirelles (MDB) +1%
João Goulart (PPL) +1%
João Amoêdo (Novo) 0%
Guilherme Boulos (PSOL) 0%
Cabo Daciolo (Patriota) 0%
Vera (PSTU) 0%
Eymael (DC) – 0

O resultado é semelhante ao da pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo divulgada na última segunda-feira (20), mas traz um cenário mais confortável para Marina Silva, que abre seis pontos de vantagem sobre Ciro Gomes, fora da margem de erro.

Na pesquisa Ibope, no cenário sem Lula, Bolsonaro lidera com 20% das intenções de voto. Marina Silva possui 12%, contra 9% de Ciro. Alckmin vem logo atrás, com 7%. Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, isso significa que Marina está tecnicamente empatada com Ciro. O pedetista, por sua vez, também está tecnicamente empatado com Alckmin.

No Ibope, Haddad também aparece com 4% das intenções de voto. Nulos e brancos somam 29% e indecisos, 9%. Ou seja, a taxa de não-voto chega a 38%, ao passo que no Datafolha é de 28%.

No cenário com o ex-presidente, Lula lidera com 37% das intenções de voto. Nesta hipótese, Bolsonaro teria 18%, Marina, 6%; enquanto Ciro e Alckmin estariam numericamente empatados com 5%.

Uma das principais diferença entre as duas pesquisas diz respeito ao tamanho da amostra. O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 313 municípios, entre 17 e 19 de agosto. Já o Datafolha pesquisou uma amostra bem maior: 8.433 entrevistas, quantidade de questionários muito acima do que normalmente é aplicado.

A pesquisa Datafolha foi aplicada em 314 municípios entre segunda e terça-feira (20 e 21/8). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o número BR-04023/2018.

Recomendado para você

14 Comentários

  • Erismar Silva disse:

    O texto publicado pela empresa OPOVO, aliada do PIG, segue o roteiro da mídia GOLPISTA. A manchete esconde que LULA lidera as pesquisas. Essa prática de péssimo jornalismo, explícita ainda mais a submissão aos interesses da CASA GRANDE (BURGUESIA TUPINIQUIM).

  • Adalberto disse:

    So no Brasil que faz pesquisa com candidato preso. Aliás, se esta preso nem candidato deveria ser. Não tem um juiz, um procurador, alguem que barre isso. É uma vergonha. Se eu fosse juiz ja teria barrado essas pesquisas.

  • antonia disse:

    velho idiota vai perder feio ainda está atrapalhando o se substituto o fernando haddad que já deveria está nas ruas fazendo campanha junto com manuela davila vao perder pro facista otários e ainda sofrerá tortura na prisao velho de merda.

  • Jose Araujo disse:

    É a maior fake news do mundo, não vai colar.

  • Phelipe disse:

    Quando o povão começar a entender que o Haddad é o Lula nesta eleição, ele sobe fácil fácil….pra desespero da globo!

  • Marta disse:

    Melhor se Haddadptar, miga sua lôca!

  • Pedro disse:

    Somente num pais de quinto mundo onde a violência é em niveis insuportavéis que um condenado devido aos graves crimes de corrupção, comprovadamente de lesa pátria, com rombos de bilhões de reais e além do MPF tê-lo declarado como chefe da ORCRIM, esse senhor ainda ser incluido em qulaquer pesquisa, nem para uma eleição de sindico de um simples condominio, os condôminos jamais aceitariam, quanto mais para uma nação com área territorial de 8.511.765 km2. Esse é mais um engodo psicológico que querem enfiar na mente dos incautos e faz parte dos ensinamentos de comunista socialista Joseph Goebbels, “De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade.” ― Joseph Goebbels, aliados aos dos outros comunistas socialistas Marx e Engels. Como uma pessoa livre,consciente e em plenas faculdades mentais a luz da sua educação do certo, do errado e da ciência, aceita uma inversão de valores dessas? Todos estão com medo de Bolsonaro que deverá ganhar já no primeiro. DEUS acima de todos e no controle.

  • Marcelo Dias disse:

    O Lula em pesquisa, é um absurdo, só aqui no Brasil isso acontece, um cara condenado, inelegível e participar de pesquisa de opiniões.
    Ô povo pra gostar de levar chibata.
    E cadê a justiça pra impedir essa palhaçada!

  • Pense numa pesquisa ” me engana que eu gosto” . Já começa com imbróglio para eleitor (a), pois todo mundo sabe que o larápio do Lula está preso e não será candidato a nada. Ficha suja de sobra!
    A pesquisa diz que a candidata Marina Silva tem maior percentual de intenção de votos no Nordeste do que o candidato Jair Bolsonaro. Essa foi de lascar o cano!
    Resumindo, eu acredito mais em Papai Noel do que nesta pesquisa ” encomenda pela Globo e Folha de São Paulo.

  • Melquiades disse:

    Palhaçada é ver os direitos, individuais e coletivos do povo, derespeitados.

  • torcedor disse:

    Bolsonaro chegou a seu limite….se subir mais alguma coisa será 2 ou 3 pontos. O tempo de televisão é fator preponderante para massificar qualquer “poste”, e o candidato do PSDB tem esse tempo a seu favor e tbm os votos de cabrestos do Centrão nos rincões desse Brazil. O candidato do PT não vai emplacar…. quem deverá crescer mesmo será PSDB e PDT……Trocando em miúdos, no segundo turno serão todos contra o nanico PSL de Bolsonaro….aí a derrota será inevitável…serão todos contra ele.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *