Política

“Nós temos efetivo suficiente”, diz Camilo sobre pedido de envio de tropas federais ao Ceará

4182 15

Camilo Santana participa de ato politico em Messejana neste sábado na campanha pela reeleição (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO)

No primeiro ato de campanha após a execução de três policiais militares na última quinta-feira, 23, o governador Camilo Santana (PT) disse que a Polícia no Ceará “tem efetivo suficiente” para garantir a segurança do processo eleitoral.

Candidato à reeleição, Camilo se referiu ao pedido de reforço de tropas federais no Estado, aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).

Endossada por unanimidade pelo pleno do órgão, a solicitação foi à votação na última quarta-feira, 22, um dia antes dos assassinatos.

O pedido (leia aqui) baseia-se em parecer da Procuradoria-Regional Eleitoral (PRE) feito a partir de investigação sigilosa conduzida pelo Ministério Público Estadual (MPE), que apura interferência de facções criminosas nas eleições.

Caso seja atendido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), parte do contingente das Forças Nacionais se concentraria em cinco municípios cearenses: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte.

Ao todo, 22 municípios solicitaram o reforço. O TRE-CE julgou a medida necessária apenas em quatro cidades além da Capital.

Questionado se pediria o auxílio da tropa federal para as eleições no Ceará, o governador negou. “Eu não. Eu acredito na minha polícia. Nós fomos o Estado que fez o maior aumento de efetivo policial do País”, falou.

Em seguida, Camilo mencionou investimentos do Governo no setor de segurança pública.

“Foram mais de 8 mil homens contratados em três anos e meio. Nenhum estado contratou tantos policiais. Só do Raio, eu tenho hoje mais de dois mil e duzentos homens”, acrescentou.

O petista disse ainda que tem reunião agendada com a presidente do TRE-CE, a desembargadora Nailde Pinheiro, na próxima segunda-feira, para discutir o assunto.

“Vou receber o TRE-CE e saber quais são as justificativas (para o pedido). Sempre fiz parcerias com os órgãos federais. Vamos avaliar. Quero ouvir qual é a necessidade disso”, afirmou.

O chefe do Executivo estadual ressaltou que sempre tem “colocado as forças policiais a serviço de parceria” com as forças federais. “Preciso apenas saber o motivo”, completou.

Recomendado para você

15 Comentários

  • Carlos disse:

    O que esse governador está ganhando heim? Como ele se mantém tão passivo e tranquilo diante da situação de total descontrole da segurança pública estatal? O MP deve tomar alguma providência, ou será que estamos realmente entregues à própria sorte?

  • ISIDORIO disse:

    O RN tá há mais de 10 anos sem contratar um Soldado e nem OFICIAL. agora que abriu um concurso para o próximo ano, a fim de contratar 1000 mil militares.

  • Santos disse:

    Ele vive em outro planeta? Os assessores do Camilo precisam informa-lo, o mais rápido possível que ele é governador do Ceará e que Fortaleza é a capital mais violenta do Brasil. Camilo Santana precisa explicar por que ele aumenta o numero de policiais em proporção aritmética e a violência aumenta em progressão geométrica. Quatro anos no governo e ele ainda não tem resposta? Naão merece ficar mais quatro em hipótese alguma. Cearenses não são abestados!

  • Caucaia sem medo disse:

    Governador Cagão, Medroso, Cagão…

    Tua policia tá com medo de morrer seu cagão

  • Costa disse:

    Efetivo ele tem, ele não tem é coragem!

  • Francisco disse:

    Falta é Autoridade, Pulso, Coragem. Falta Governador !!!

  • Wellington Freire disse:

    Governador “frouxo” tá aterrorizado com à bandidagem. Tá todo cagado.

  • Eduardo Tabosa disse:

    Tu é frouxo Camilo!! FROUXOOOO!!!

  • Sonia Freitas disse:

    Não precisa. Em breve teremos outro governador que estará do lado do bem. Quatro meses passam rápido. Tchau querido!

  • Roberio disse:

    Poxa vida e porque é que o governador não reage a altura da violência em nossa cidade essa falta de omissão por parte dos nossos governantes é um descaso muito grande. E esse nosso secretário de segurança é uma vergonha não faz nada, não sabe de nada e o Governador é um FRACO…NAHHHH…

  • Amyr Feitosa disse:

    … mas nenhum comando … os traficantes começaram a torturar PMs … isto diz tudo?

  • André Ênio disse:

    Tropas federais são mais difíceis de manipular
    Essa é a resposta real.

  • Miran disse:

    Queria saber o motivo do Governador não aceitar, porque acho que vai precisar e Muito, ele sempre diz que está sobre controle, e a guerra continua.

  • Juan disse:

    Efetivo realmente tem, o que falta e governador…

  • Quêm é covarde e sem compromisso com ORDEM não si preocupa com seu próprio estado. O que adianta ter muitos policiais militares si os mesmos estão encarcerados pelo sistema de repressão do próprio estado? Tem que haver SIM a intervenção militar das forças armadas. Si tá tudo sob controle, porque o estado do Ceará tá no estado de emergência Principalmente Fortaleza, como a segunda Capital mais violenta do país? Senhor governador, o povo não é otário não seu froxo.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *