Política

Bolsonaro ficou menos acuado que Ciro; Bonner e Renata não conseguiram o que Marina e Boulos fizeram

2872 44

Jair Bolsonaro (PSL) certamente agradou seus apoiadores no Jornal Nacional, da mesma forma como desagradou quem discorda dele. Desse ponto de vista, o programa foi bastante informativo. O candidato apareceu em plenitude, no que há de “mitológico” ou maravilhoso, conforme o gosto e o estômago.

Bolsonaro sentado na bancada do Jornal Nacional diante de seus entrevistadores

Bolsonaro diante de William Bonner e Renata Vasconcellos

Ele foi melhor no Jornal Nacional que nos debates até agora. A dificuldade de articular ideias e frases esteve presente, mas em menor grau. Bolsonaro gosta de ringue e se sai melhor quando propiciam isso a ele. Teve até algo parecido com desenvoltura. Nisso ele ficou à vontade.

Bateu na Globo pelas contratações via pessoa jurídica (PJ) – a pejotização – para driblar direitos trabalhistas. Citou fala de Roberto Marinho para defender a ditadura militar, na mais previsível de suas investidas. Certamente levou seus fãs ao delírio. Poucas vezes a emissora foi pressionada daquela maneira, ao vivo e dentro de seus estúdios.

O pior momento para ele, de longe, foi quando mencionou a diferença salarial entre Bonner e Renata Vasconcellos. Ela o enquadrou com firmeza. Foi quando ele perdeu pontos e acusou o golpe.

Na véspera, William Bonner e Renata Vasconcellos estavam um tom acima de um Ciro Gomes (PDT) tão zen quanto possível a ele. Na noite desta terça-feira, 28, Bolsonaro foi um tom além na agressividade que os entrevistadores. Foi preparado para bater e fez isso. Ficou menos acuado do que Ciro na véspera.

Bonner e Renata Vasconcellos não conseguiram deixá-lo realmente incomodado com nenhuma pergunta. Para todas tinha resposta, dentro de sua lógica própria, da forma de ver o mundo que é dele e que compartilha com seus seguidores. Os entrevistadores não conseguiram o que fizeram Guilherme Boulos (Psol) no primeiro debate e Marina Silva (Rede) no segundo, ao tirá-lo do sério e do prumo.

Conteúdo

Isso tudo do ponto de vista da forma e da percepção dos eleitores sobre a entrevista. No pouco que se entrou em suas concepções para administrar, há outras coisas reveladoras. E, também, deu recado sobre a forma como percebe o rumo da campanha, com a entrada da televisão.

Sobre isso falo na coluna desta quarta-feira

Recomendado para você

44 Comentários

  • Claudia Martins disse:

    O papo é o mesmo, kit gay, livro de cabeceira dele. Paulo Guedes e só.

  • Mauro disse:

    Não foi nada disso que assisti.

  • O referido candidato não caiu nas armadilhas dos dois reporters, mostrou coragem e capacidade de se sair bem em suas respostas duras e diretas. A briga está só começando na mídia. É preciso muito estomago de aço pra aguentar estas eleições.

  • José Benevides Júnior disse:

    Nosso país não necessita de um presidente que seja “doutor” em economia, ou “fluente” no idioma e nas palavras, como a maioria dos políticos e jornalistas. Precisamos de alguém que tenha capacidade para iniciar a “transformação” que nosso país tanto precisa. Menos papo e conversa mole, e mais ação. Nossa sociedade tem carência de gente séria na política, de personagens que não tenham envolvimento nesse mar de corrupção que assola o país, em todas as áreas. O povo assiste, inerte, aos poderosos manipularem os recursos públicos, oriundos dos impostos pagos pelos cidadãos, em benefício deles próprios, e de seus grupos, inclusive os órgãos de comunicação “comprados”, que divulgam apenas aquilo que lhes interessa. Mas, essa mamata vai acabar. Outubro está chegando, e sonhamos em ver prevalecerem os valores da família, da honra, da seriedade, do progresso e da paz, que tanto almejamos. Que Deus possa iluminar as mentes dos brasileiros, e que possamos eleger um candidato comprometido com o futuro das nossas crianças e dos homens de bem de nossa nação.

  • Marcelo Amaral disse:

    A boa do “mito” é afirmar que os trabalhadores têm que se conformar a ter menos direitos se quiserem ter emprego.

    E quem quer ter menos direitos?

    Que as mulheres merecem salários menores (que é um problema da justiça). Não vai mexer uma palha para mudar esta situação.

    Se diz honesto, mas praticou nepotismo no passado e agora descobriu-se que há quinze anos mantinha uma funcionária fantasma (a Wal do Açaí), que ele demitiu semanas atrás.

    No mais, ele é contraditório em tudo. Senão vejamos:

    1- se diz patriota, mas já disse que vai privatizar (vender) o país; de preferência, não duvidem, aos EUA, de quem ele é um lambe-botas.

    2- se diz um representante de Deus, mas defende a tortura e a morte (até”transformou” a ditadura em “revolução” a fim de exaltar os diversos crimes cometidos naquele período) Que servo de Deus deseja o mal a um irmão? A morte do outro, o maltrato e a tortura?

    3- se diz defensor da família, mas só da hetero-família, menosprezando todas as outras formas de amor e união familiar.

    É um embusteiro, hipócrita e demagogo!

  • JOSE FILHO disse:

    TANTOS TEMAS E PERGUNTAS INTERESSANTES A SEREM FEITAS E, NO ENTANTO, A MESMICE DAS PERGUNTAS

  • Wellington Freire Ferreira disse:

    Pra cima deles Bolsonaro. Excelente performance. Falou o que o cidadão de bem quer ouvir. Chumbo grosso nos bandidos.

  • Francisco disse:

    “O pior momento para ele, de longe, foi quando mencionou a diferença salarial entre Bonner e Renata Vasconcellos. Ela o enquadrou com firmeza. Foi quando ele perdeu pontos e acusou o golpe”. Como é que é? Quem sentiu o golpe foi ela, que ficou transtornada. Nunca mais os dois vão querer entrevistar um paraquedista que tem honra e sangue no olho pra enfrentar a mídia que apoia e defende o kit gay, a desconstrução da família, a inocência dos bandidos que todos os dias nos atormentam e a inversão de valores que reina atualmente. Tantos temas importantes para serem abordados e esses jornalistas teimam em fazer as mesmas perguntas.

  • Flavio muniz disse:

    Esse bolsonaro é uma farca

  • Claudio disse:

    Interessante é o jornalista perceber que o candidato agradou seus correligionários e desagradou os que não gostam dele.
    Isso é o que chamo de empatia!
    Ou seria simpatia?
    Eu acredito na coerência!

  • Alberto t disse:

    Bolso neles, queremos gente honesta, por isso se saiu muito bem, Luladrão na cadeia.

  • Diogo Gomes disse:

    O Jornal O POVO, esqueceu de dizer que quando a Apresentadora falou que pagava o salário do Bolsonaro, ele disse que também pagava o salário dela e de todos da Globo, pois o governo federal paga mais de 80 milhões de reais para Rede Globo para manter propagandas do governo no rádio e na TV.

  • luciano santo disse:

    noticia que tenta ridicularizar os apoaiadores de bolsonaro, o ridicularizando ,poderia ser um informativo serio e não contendo opiniões proprias.

  • Vander disse:

    Mitooou!! E Berrabás no xilindró. Chega de políticos com discursos fabricados por acessorias e equipes de marketing. Bolsonaro é o único presidenciável que tem um discurso coerente e verdadeiro com sua história política.

  • José Fernando Mourão disse:

    Esse deve ser do PT ou eleitor do Ciro Gogó

  • Antônio disse:

    O O Povo parece que faz campanha para o Bolsonaro. Dos outros candidatos pouco se vê nas suas notícias, agora desse senhor todo dia uma ou mais notas. Estranho essa atitude de deixá-lo em evidência, quando temos vários outros candidatos no pleito. Ainda que ele esteja em “segundo” lugar nas pesquisas, não justifica o destaque que tem sido dado a ele e a preterição dos outros candidatos.

  • Fernando disse:

    Embora 99% da grande midia oficial esteja contra, bolsonaro é o único realmente honesto na disputa.

  • Fernando disse:

    BOLSONARO está dando um nó na imprensa, quanto mais ela bate mais o povo vota nele!

  • CARLOS disse:

    Ué Mostrou a Diferença que ela ACEITA Ganha Bem Menos que o Bonne e ainda fica de mimi, ou Bolsonaro você e Contra que as Mulheres Ganhem Igual aos Homens, e ela aceitando ganha menos que o Bonne é muito é Descarada, a verdade que isso não passar de mimi , quem tem mais competência ganhar mais a Renata ganhar um bom Salário 200 Mil mais o Bonne ganhar 04 vezes mais 800 Mil e a Ex do Bonne a Fatima Bernado ganhar mais que os Dois Juntos 2 Milhões de Reais, ora bolas que cobrarem da Globo pela Diferença de Salários e nesse caso quem Ganhar muito Mais é uma Mulher, e AI Renata vai Fazer o que contra a Globo., pela Ex Mulher do Bonne Ganhar mais do que Você e o Bonne , junto não Vai Fazer é Nadica de Nada , pois sabe se Reclamar da Globo , ficar é Desempregada.

  • A Globo não tem jeito que dê jeito! O Bonner e Renata tentaram encurralar e desestabilizar o candidato Bolsonaro, mas não conseguiram. Pelo contrário, o Bolsonaro os colocou no bolso e ainda disse muitas VERDADES no Jornal Nacional, como p. ex. o apoio do Roberto Marinho, por meio do famoso Editorial de 1984, ao Movimento Militar de 1964.
    Resumindo, o Bonner e Renata ficam com cara de abestados!

  • Luciano Santos disse:

    Foi demais ! Nosso futuro presidente lavou a alma dos Brasileiros, Falou tudo na cara dessa mídia FAKE subserviente . Vai com Tudo BOLSONARO. No dia 7 o Brasil vota 17

  • Paulo jeovane grangeiro maia disse:

    A equipe Bon de Ré (Bonet e Renara!)com certeza sentirão que na poesia não e você o caso do Bolsanaro.O Brasil não precisa de poesia e sim de resultados… Parabéns Bolsanaro agora voto em você !

  • Thiago Miranda Alves disse:

    A grande VERDADE, com o perdão da palavra, é que estamos “FUDIDOS”. Vários candidatos a presidência e NENHUM deles irá tirar o país da lama em que se encontra.

  • Antônio disse:

    “Para todas (perguntas) tinha uma resposta dentro de sua lógica própria” de um “mundo que é dele e que compartilha com seus seguidores”. Isso leva a crer que haverá segregação? O Presidente não é do Brasil? Sinceramente, a entrevista de ontem foi marcada por falta de nexo e sem respostas às maiorias das perguntas.

  • Daniel Monte disse:

    O Presidente destruiu a Globo. Bem feito. Rsrsrs

  • Ricardo disse:

    Lastimável a entrevista e pior ainda os comentários dos seus defensores. Nenhuma proposta, nenhuma idéia lógica, numa indicação de rumo para um país que navega rumo a um abismo social e econômico. Só frases fora de contexto. E pior ainda, deixa claro que vai atacar trabalhadores, proteger especuladores e não está nem um pouco preocupado por seu desconhecimento. Meu Deus, bem aí Dilma 2.0, a era do caos.

  • Rocha disse:

    A imprensa deve somente informar.
    Chega de imprensa tendenciosa controlada por ideologias querendo mudar o rumo da nação favorecendo seus idolos.

  • Daniel disse:

    Ele “acabou” com a Globo, ao vivo e em rede nacional. E o Bonner, ao final do jornal, ainda leu declaração confirmando o que ele havia dito.

  • Luis disse:

    “Bolsonaro ficou menos acuado que Ciro; Bonner e Renata não conseguiram o que Marina e Boulos fizeram” Bolsonaro foi firme e coerente com a realidade em todas suas respotas, concordo que pouco falou de plano de governo, mas as perguntas não foram sobre plano de governo, foram as mesmas de sempre:
    Mulher ganha menos que homem, na verdade quem ganha mais é quem é mais competente, a qual vocês acham que na Globo pagaria mais, a Fernanda Montenegro ou ao Ricardo Macchi (cigano Igor)?
    Violência combate com violência, quem já foi assaltado nas ruas de Fortaleza por um membro de facção, armado, drogado e violento ? Realmente acha que esse povo respeita lei e boa educação, nessa semana esse mesmo jornal noticiou uma execução de um pai e o filho de 4 anos https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2018/08/quatro-homens-invadem-casa-e-matam-a-tiros-pai-de-23-anos-e-filho-de-4.html
    Jornalista recebendo como PJ será que é só na globo? Que tal uma matéria especial do jornal o O Povo sobre o assunto, onde acontece isso e porque? Vamos mudar de assunto, correto?
    Sobre direitos trabalhistas? Segue a mesma lógica, porque tem tantos jornalistas recebendo com PJ e abrindo mão da CLT?
    Homofobia, a mesma conversa de sempre o Bolsonaro não é homofóbico, ele não aceita é o ensino e incentivo da pluralidade sexual a crianças a partir de 6 anos, a globo censurou o livro e não mostrou o livro , não mostrou porque é inadequado, o Ciro mostrou um livreto e o Bonner recebeu na boa.
    O Bolsonaro não é a melhor governante para o país, mas foi o único que se levantou contra todo o mecanismo instalado e que levou o país a esse caos na economia, na segurança, na educação, não fez alianças em prol de tempo na tv, fala a verdade que tem que ser dita, ele é o único que tem condições de mudar esse país, caso contrário seremos a próxima Venezuela.

  • CLESSON MONTE disse:

    Olha, não vamos tergiversar com essa “historinha” do neofascista Bolsonaro e a sua “briginha” com a Globo que não é “flor que se cheire”. Precisamos analisar o que propõe o candidato, dentre elas: (a) a extinção de TODAS as estatais com a entrega delas, como a Petrobrás, para os grande conglomerados internacionais, particularmente, para os EUA de Trump, o qual ele endeusa (nunca para a China que ele morre de medo, porque é comunista); extinção do ensino superior (graduação, pós-graduação) porque na visão estreita os estudantes só querem entrar na universidade para “fumar maconha e tomar cachaça” (?!!)); fomenta a criação de escolas militares, evidenciando seu desprezo pelas escolas públicas; Prega a educação à distancia para a formação de “técnicos para “consertar, radio, televisão, geladeira, máquina de lavar, para ganhar dinheiro”, com notório desprezo para a formação acadêmica….;Enfim, sobre economia, sobre educação, saúde, políticas públicas, o candidato mostra-se completamente DESPREPARADO!!! será que é esse “moralista honesto”, profissional da política brasileira juntamente com toda a família, quer “transformar” este País?
    Desculpe o tamanho da mensagem, mas como cidadão não poderia me abstrair de comentar em face de alguns incautos e despolitizados ainda acompanhar as ideias desse insano. Esse candidato não merece meu voto!!!

  • Hélio disse:

    Bolsonaro se saiu bem na entrevista. E mostrou que não se curva para a toda poderosa Rede Globo. Parabéns.

  • Hélio disse:

    Políticos milionários recebem auxílio moradia, e ninguém questiona. Mas a Globo se sente incomodada porque o Bolsonaro recebia. É muito desespero dessa imprensa.

  • Ivaldo Silva disse:

    Uma coisa é certa. O Bolsonaro falou mal da Globo em pleno Jornal Nacional, diferente do povo da esquerda que atribui a Globo todos os males do país, mas, quando estão sendo entrevistados na bancada do JN colocam o rabinho entre as pernas e ficam babando ovo do Bonner.

  • Luziana disse:

    Ele foi ridículo

  • Waldery Borges Lima disse:

    O candidato a Presidente da República, Sr. Bolsonaro, mostrou-se despreparado para exercer tal cargo. O candidato não tem programa de governo e suas respostas para soluções nas áreas de saúde, educação, segurança e outras, são superficiais e amadoras.

  • Adriano Amorim disse:

    Desenvoltura, honestidade e firmeza. BOLSONARO 2018. GLOBO receba meus pesames.

  • Tarcísio Neto disse:

    Bolsonaro foi muito bem, conseguiu colocar esses jornalistas hipócritas da Globo no seu devido lugar !!!

  • Acho esse comentário muito parcial. Discordo totalmente. Se fazia perguntas e ele respondia outras totalmente diferenciadas. Totalmente perdido. Combater violência com mais violência é retroagir à ditadura militar, como ele quer. Isso é um louco.

  • Amanda Guimarães disse:

    Ótima análise da entrevista de ontem. Não serviu pra atrair eleitores indecisos e nem abalou a escolha dos eleitores decididos pelo candidato do PSL, realmente. Não passou muito longe de um “bate boca” entre “o mal lavado e o encardido”, visto que os escândalos da emissora que os jornalistas representam são públicos e notórios, assim como os escândalos que cercam o entrevistado. Fizeram as mesmas perguntas de sempre, nada acrescentou para o cenário eleitoral.

  • Moon2 disse:

    A Dilma tinha?algum preparo?

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *