Pastor Jamieson realiza trabalho com jovens no Bom Jardim (Foto: Reprodução)

Pastor Jamieson realiza trabalho com jovens no bairro Bom Jardim (Foto: Reprodução)

O candidato do Psol ao Senado pelo Ceará, pastor Jamieson Simões, foi vítima de preconceito por estudantes de uma universidade particular de Fortaleza. O episódio aconteceu na noite desta quinta-feira, 20, durante debate aberto com candidatos a senador na mesma instituição.

O conflito ocorreu após Jamieson, que apresentava propostas para um auditório de estudantes e militantes de diversos partidos, falar sobre sua base no bairro Bom Jardim, na periferia de Fortaleza. Depois da citação do bairro, um pequeno grupo de jovens passou a chiar e debochar em alto som, associando a região ao crime e à pobreza.

Leia também: Como foi o debate entre candidatos ao Senado em Fortaleza

A zombaria não ficou sem resposta. Após a provocação, Jamieson reforçou ter orgulho de sua origem, destacando o Bom Jardim como berço de arte e bairro de gente trabalhadora. “(O bairro) ajuda na economia tanto quanto os outros (…) não vou aceitar esse deboche”, rebateu, sendo aplaudido pelos demais presentes.

Pastor protestante e militante de Direitos Humanos, Jamieson desenvolve trabalho para evitar envolvimento de jovens com a criminalidade. Segundo dados do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, o Bom Jardim – junto com o Jangurussu – foi em 2017 o bairro onde mais jovens de idade entre 10 e 19 anos foram assassinados em Fortaleza. O bairro também tem um dos menores IDHs da cidade, com índice de 0,1949.

A situação de violência e miséria deveria, em tese, gerar empatia e cobrança às autoridades pela reversão de tal quadro trágico, não estigmatização dos moradores do bairro. E isso deveria independer de qualquer alinhamento ideológico.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles