(Foto: Divulgação/Agência Câmara)

Deputada fretou avião no mesmo dia de atos de campanha (Foto: Divulgação/Agência Câmara)

A deputada federal Gorete Pereira (PR), hoje candidata à reeleição, usou R$ 18 mil do “cotão” da Câmara dos Deputados para fretar avião de viagens da campanha no Interior do Ceará. A informação é da coluna Diário, da revista digital Crusoé.

Segundo dados do portal da transparência da Câmara revelados pela revista, a deputada fretou um avião turboélice, com capacidade para cinco passageiros, em duas ocasiões diferentes. As aeronaves foram usadas para viagens entre Fortaleza e Crateús.

De acordo com notas apresentadas por Gorete, a 1ª viagem foi em 30 de agosto. No mesmo dia, foi divulgado nas redes sociais o lançamento de sua candidatura em Crateús. O 2º voo foi em 17 de setembro, quando ela também teve agenda de campanha na cidade.

Procurada pela revista, Gorete afirmou que o uso do cotão para pagar a despesa ocorreu por “equívoco” da empresa de táxi aéreo. A deputada, que apresentou em pessoa o pedido de reembolso pela viagem à Câmara, disse ainda já ter pedido à Casa que resolva a situação.

Criado para ressarcir despesas dos deputados nas atividades parlamentares, o “cotão” tem uso para atividades eleitorais vedado pela Mesa Diretora da Câmara. Usado para pagar desde contas de telefone até hospedagens, cota tem limite de R$ 42,4 mil para deputados do Ceará.

Outro lado

Em entrevista ao Blog Política, Gorete reafirmou versão de que houve erro por parte da empresa aérea. “Eu fui para esses eventos como presidente do partido (PR) aqui no Estado, nem como deputada eu fui. Aí a empresa enviou errado a nota para a Câmara”, diz.

Ela destaca, no entanto, que o dinheiro já foi estornado e o valor deve ser atualizado até amanhã na página da Câmara dos Deputados. “A Câmara nem me avisou disso, porque eu não pedi como deputada”, diz. Com o reembolso à Câmara, despesa será coberta pelo Fundo Eleitoral.

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles