Universidade de Fortaleza. (Foto: Jullie Vieira/Especial para O POVO)

A manhã nas seções eleitorais foi de congestionamento em filas. Na Universidade de Fortaleza (Unifor), por exemplo, duas urnas apresentaram defeito logo após a abertura, às 8 horas. A situação foi normalizada após 1h30min, aproximadamente. Neste momento, 12h54min, a Unifor tem muitas pessoas em filas.

Já no Colégio Tiradentes, seção 20, na avenida Pedro Primeiro, uma eleitora foi impedida de votar, acusada de boca de urna. Segundo O POVO apurou, ela está detida em sala enquanto a fiscal foi chamar a juíza eleitoral responsável.

Colégio OLEGIO Cesar Cals, em Quixadá.
(Foto: Marcos Campos/Especial para O POVO)

O colégio também acumula grandes filas. Segundo mesária, o acúmulo de pessoas se devem ao fato da desativação de seções em outros prédios e a consequente transferência destes eleitores para as seções de lá. Outro motivo seria a falha na leitura da biometria.

Na Universidade Estadual do Ceará (Uece), problemas com eleitores que não encontraram auxiliares do TRE. Apesar de informação nas paredes, o clima geral foi de desentendimento.

O auxiliar de eleição do TRE, Clodomir Comaru Neto estima que demora nas filas pode chegar a 40 minutos. Para ele, a “dificuldade com a tecnologia, devido à biometria, e a falta de conhecimento” de que são dois os votos para o Senado são os fatores que têm ampliado a demora até o voto. O Colégio Cesar Cals, em Quixadá, também teve grande acumulo de filas.

Acompanhe o tempo real destas eleições no O POVO Online

Com informações dos repórteres do O POVO nas ruas

.

About the Author

Carlos Holanda

Repórter de Política do O POVO

View All Articles