AJ Albuquerque é filho de Zezinho e Mosiah é filho de Moroni Torgan (Foto: Divulgação)

AJ Albuquerque é filho de Zezinho e Mosiah é filho de Moroni Torgan (Foto: Divulgação)

Oito dos deputados eleitos pelo Ceará pela 1ª vez neste domingo são parentes de rostos bem conhecidos pelo eleitorado do Estado. Entre os “herdeiros” políticos vitoriosos, estão os deputados federais AJ Albuquerque (PP), filho do presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (PDT), e Pedro Bezerra (PTB), filho do prefeito de Juazeiro Arnon Bezerra (PTB).

Filho do vice-prefeito Moroni Torgan (DEM), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Mosiah Torgan (DEM), por outro lado, não conseguiu se reeleger. Outro herdeiro derrotado nas urnas foi Davi Macedo (MDB), filho do ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundão (MDB).

Tradição no Ceará, a eleição de membros da família como fonte de “renovação” do parlamento teve outros exemplos. Deixando vaga na Assembleia após ser eleito prefeito de Caucaia em 2016, Naumi Amorim elegeu ontem a esposa, Érika Amorim (PSD), para uma vaga na Casa.

Indeferido pela Justiça por conta da função de conselheiro em disponibilidade do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Domingos Filho (PSD) lançou com sucesso a esposa, Patrícia Aguiar (PSD), para a vaga. Deputada que desistiu da reeleição, Miriam Sobreira (PDT) “trocou” o lugar com o filho, Marcos Sobreira (PDT).

Confira quem são os parentes de políticos eleitos ontem pela primeira vez

Deputado estadual

Érika Amorim (PSD): Esposa do prefeito de Caucaia e ex-deputado, Naumi Amorim

Guilherme Landim (PDT): Filho do ex-deputado estadual Wellington Landim

Marcos Sobreira (PDT): Filho da deputada Miriam Sobreira

Patrícia Aguiar (PSD): Esposa do ex-conselheiro do TCM Domingos Filho

Nelinho (PSDB): Filho do ex-prefeito de Russas Raimundo Cordeiro

Deputado federal

AJ Albuquerque (PP): Filho do deputado estadual Zezinho Albuquerque

Pedro Bezerra (PTB): Filho do prefeito de Juazeiro Arnon Bezerra

Eduardo Bismarck (PDT): Filho do prefeito Bismarck Maia

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles