Conselheiro em disponibilidade do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Domingos Filho foi convidado pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para presidir a sigla no Ceará. Os dois se reuniram na última quarta-feira, 23, em São Paulo. A deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD) também esteve no encontro.

Patrícia Aguiar, Gilberto Kassab e Domingos Filho (Foto: Divulgação)

Em família

Se aceitar, Domingos Filho terá a responsabilidade de articular a legenda para as eleições municipais de 2020. Atualmente, quem preside o PSD no Ceará e lidera a bancada na Câmara Federal é Domingos Neto, filho do conselheiro e da deputada Patrícia Aguiar.

Eleições 2018

Em abril do ano passado, Domingos Filho conseguiu na Justiça liminar autorizando que ele se filiasse a partido político e disputasse as eleições em outubro daquele ano. À época, a juíza Maria de Fátima Bezerra Facundo, da 28ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, considerou que, como o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) foi extinto, o conselheiro não estaria sujeito aos mesmos impedimentos.

Apesar da decisão favorável, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) indeferiu o registro de candidatura de Domingos Filho (PSD), em setembro de  2018, a um mês das eleições. Para a Corte, ele foi considerado inelegível por ocupar, ainda que em status de disponibilidade, cargo de conselheiro do TCE.