Danniel Oliveira diz que fundir o BNB é o mesmo que extingui-lo (Foto: Máximo Moura/AL-CE)

O deputado estadual Danniel Oliveira (MDB-CE) quer reunir forças políticas no País contra  fusão do Banco do Nordeste (BNB), sediado em Fortaleza, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.

Oliveira diz que a partir desta quinta-feira, 21, iniciará contato com todos os presidentes de Assembleias Legislativas do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, locais de atuação da instituição. São 11 estados no total. O primeiro apoio que aguarda, e diz não ter dúvidas de que terá, é o do presidente da AL-CE, José Sarto (PDT).

LEIA TAMBÉM: Antônio Granja assume a presidência da CCJ; comissões da AL são definidas

“Vamos passar para eles as ideias e, diante disso, saber como vamos proceder, mas ainda sem previsão de viagens. A questão mais importante é criar um movimento contra o fechamento”. Quando a frente estiver montada, projeta o deputado em entrevista ao Blog Política, haverá o corpo a corpo em Brasília, em cada gabinete parlamentar.

Ele acredita ainda dispor do apoio do tio, o ex-senador e tesoureiro do MDB Nacional, Eunício Oliveira.

O Blog do Vicente, do Correio Braziliense, informa que o ministro da Economia, Paulo Guedes, ventilou a possibilidade de fundir as duas instituições bancárias públicas. A questão, segundo o ministro, é a saúde fiscal do Brasil. A solução para isso, entende Guedes, a redução no número de estatais.

Para Oliveira, se concretizada a intenção de Guedes, o Nordeste terá a maior derrota em anos, sobretudo o  Ceará. “É um banco superavitário, voltado totalmente para que o Ceará e Nordeste tenham condições de investimento e geração de empregos”, defende o emedebista.

O parlamentar enfatiza ainda que, com o BNB, as indústrias já têm dificuldade de se instalar no Nordeste, já que a preferência, geralmente, é pelo eixo Sul-Sudeste. Este quadro se agrava com a fundição dos bancos, acredita. Resume: “fusão é a mesma coisa de fechar”.

Tagged in:

,

About the Author

Carlos Holanda

Repórter de Política do O POVO

View All Articles