Política

Deputados do CE expedem 36 passaportes diplomáticos, incluindo esposa e filhos

8851 13

Eduardo Bismarck (PDT), Genecias Noronha (SD), Heitor Freire (PSL) e Moses Rodrigues (MDB) são “campeões” em passaportes; cada um pediu cinco (Foto: Divulgação/Câmara)

Formada por 22 deputados federais eleitos em outubro passado, a bancada do Ceará na Câmara Federal já expediu 36 passaportes com status diplomático apenas nos primeiros meses do ano. O número supera o tamanho total da bancada pois, entre os beneficiários, estão também esposas e filhos de diversos deputados, que pediram ampliação do benefício.

A informação é da coluna Política do O POVO desta segunda-feira, 15. O passaporte diplomático permite, entre outras prerrogativas, acesso privilegiado a filas de embarque internacional, tratamento diferenciado em alfândegas e até dispensa de vistos mundo afora – também aos seus familiares.

Confira quem pediu expedição de passaporte diplomático entre cearenses:

Desde 2011, vigora no País portaria do Itamaraty que limita a concessão de passaportes diplomáticos para cônjuges e dependentes de deputados. Segundo a norma, o benefício só poderia ser ampliado para eles apenas em casos de missão oficial, com pré-avaliação do Ministério e prazo de validade apenas para a duração da viagem. A regra, no entanto, não é respeitada há vários anos pelos parlamentares.

Lembrando que o benefício não é obrigatório (e só é emitido após pedido oficial do gabinete) e sai de graça para o deputado – enquanto o cidadão precisa pagar taxa de R$ 257 para emitir o passaporte regular.

Recomendado para você

13 Comentários

  • Rubens Rocha Lima disse:

    Esses deputados nao tem jeito. Por mais que agente tente renovar, parece que os que entram querem roubar mais ainda, e uma vergonha…

  • Jj disse:

    Isso era pra ser investigado a fundo haja vista que esse tipo de procedimento não se estende à familiares. Mas… o Ceará está se tornando uma terra de ninguém, não vai dá em nada !!!!

  • rangel brasil disse:

    Ôba eu também quero, viu?

  • rangel brasil disse:

    Fernandinho BEIRAMAR e o MARCOLA também USARAM muito, viu

  • Wandes disse:

    Os coitados do deputados precisam dessas benesses, pois seus salários mal dão para pagar os custos de se manterem.
    Então que o povo trate bem os nobres deputados pelo brilhante e valioso serviço prestam para o nosso estado.
    “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”

  • Fernando disse:

    Esperar o que destes cabeças chatas, ainda trazendo resquícios d coronéis. Pau neles nas próximas eleições. Vagabundos

  • Mereciam uma tornozeleira! Salafrários!

  • Marcelio disse:

    Todo mundo pode ter um passaporte. Mas expedir Passaporte diplomático para deputado e familiares é brincadeira não é Brasil. Deputado é um cidadão como qualquer outro.

  • Carlos disse:

    Estão reclamando de que? Votaram pq quiseram são vários partidos , n tem nada de mais viajar pra gastar nosso dinheiro e abrir conta lá fora kkk

  • Jose Lourenco disse:

    Como sempre quem mais ganha e teria condições de pagar recebem a custa do povo brasileiro todas as regalias que deveriam ser dadas a quem não tem condições, até mesmo, de emitir um simples passaporte.

  • Marlene disse:

    O que esperar de representantes de um estado dominado por inimigos da pátria?enquanto o cearence não aprender a votar vão ter que engolir esses desmandos…

  • Marlene disse:

    site ridículo que não permite postagens,fechem esse boteco

  • Edson Avelino disse:

    Como foi dito na matéria, existe uma norma quanto ao pedido e uso do passaporte diplomático, mas quem é o responsável por fazer a norma ser cumprida? Não há lei que seja autossuficiente, sempre haverá a necessidade de que ela seja aplicada e fiscalizada.
    Independente de cor, altura, condição financeira, etc, pessoas são pessoas e sempre que elas puderam levar vantagem elas tentarão levar vantagem. Não há que se dá voto de confiança, basta haver decência e fiscalização bem como a devida punição para quem não fiscalizou e para quem fez uso indevido de um direito. Simpes assim!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *