Formada por 22 deputados federais eleitos em outubro passado, a bancada do Ceará na Câmara Federal já expediu 36 passaportes com status diplomático apenas nos primeiros meses do ano. O número supera o tamanho total da bancada pois, entre os beneficiários, estão também esposas e filhos de diversos deputados, que pediram ampliação do benefício.
A informação é da coluna Política do O POVO desta segunda-feira, 15. O passaporte diplomático permite, entre outras prerrogativas, acesso privilegiado a filas de embarque internacional, tratamento diferenciado em alfândegas e até dispensa de vistos mundo afora – também aos seus familiares.
Confira quem pediu expedição de passaporte diplomático entre cearenses:
Desde 2011, vigora no País portaria do Itamaraty que limita a concessão de passaportes diplomáticos para cônjuges e dependentes de deputados. Segundo a norma, o benefício só poderia ser ampliado para eles apenas em casos de missão oficial, com pré-avaliação do Ministério e prazo de validade apenas para a duração da viagem. A regra, no entanto, não é respeitada há vários anos pelos parlamentares.
Lembrando que o benefício não é obrigatório (e só é emitido após pedido oficial do gabinete) e sai de graça para o deputado – enquanto o cidadão precisa pagar taxa de R$ 257 para emitir o passaporte regular.
Esses deputados nao tem jeito. Por mais que agente tente renovar, parece que os que entram querem roubar mais ainda, e uma vergonha…
Isso era pra ser investigado a fundo haja vista que esse tipo de procedimento não se estende à familiares. Mas… o Ceará está se tornando uma terra de ninguém, não vai dá em nada !!!!
Ôba eu também quero, viu?
Fernandinho BEIRAMAR e o MARCOLA também USARAM muito, viu
Os coitados do deputados precisam dessas benesses, pois seus salários mal dão para pagar os custos de se manterem.
Então que o povo trate bem os nobres deputados pelo brilhante e valioso serviço prestam para o nosso estado.
“Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”
Esperar o que destes cabeças chatas, ainda trazendo resquícios d coronéis. Pau neles nas próximas eleições. Vagabundos
Mereciam uma tornozeleira! Salafrários!
Todo mundo pode ter um passaporte. Mas expedir Passaporte diplomático para deputado e familiares é brincadeira não é Brasil. Deputado é um cidadão como qualquer outro.
Estão reclamando de que? Votaram pq quiseram são vários partidos , n tem nada de mais viajar pra gastar nosso dinheiro e abrir conta lá fora kkk
Como sempre quem mais ganha e teria condições de pagar recebem a custa do povo brasileiro todas as regalias que deveriam ser dadas a quem não tem condições, até mesmo, de emitir um simples passaporte.
O que esperar de representantes de um estado dominado por inimigos da pátria?enquanto o cearence não aprender a votar vão ter que engolir esses desmandos…
site ridículo que não permite postagens,fechem esse boteco
Como foi dito na matéria, existe uma norma quanto ao pedido e uso do passaporte diplomático, mas quem é o responsável por fazer a norma ser cumprida? Não há lei que seja autossuficiente, sempre haverá a necessidade de que ela seja aplicada e fiscalizada.
Independente de cor, altura, condição financeira, etc, pessoas são pessoas e sempre que elas puderam levar vantagem elas tentarão levar vantagem. Não há que se dá voto de confiança, basta haver decência e fiscalização bem como a devida punição para quem não fiscalizou e para quem fez uso indevido de um direito. Simpes assim!