Política

Veja como são os adesivos obrigatórios para motoristas de Uber e 99

9814 21

Adesivo da esquerda ficaria na parte superior direita do vidro traseiro; da direita no para-brisa dianteiro (Foto: Divulgação)

Decreto assinado pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) obrigou motoristas de serviços de transporte por aplicativos, como o Uber e a 99, a adotarem uma padronização específica de identidade visual em Fortaleza. Conforme noticiado no O POVO desta terça-feira, 14, a medida já está de vigor desde a última quinta-feira, 9.

Na manhã desta terça, o prefeito disse que o decreto impondo novas regras aos motoristas de transporte de aplicativo, a exemplo de Uber e 99, foi “exaustivamente dialogado” com a categoria. Motoristas que circularem sem adesivo de identificação poderão sofrer penas de multa de R$ 1,5 mil e apreensão do veículo.

A identificação precisará ser fixada na parte superior direita do vidro traseiro do veículo com a frase “este veículo trabalha por aplicativos”. A decisão foi publicada um dia depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar que são inconstitucionais as leis municipais que proíbem o funcionamento desses serviços.

Além disso, fica obrigatório o uso de um selo interno de vistoria emitido pela Etufor, com QR Code e informações do veículo. Até agora, no entanto, ainda é raro ver veículos do serviço seguindo qualquer uma das especificações da Prefeitura.

Recomendado para você

21 Comentários

  • Carlos Rubens Lira Barros disse:

    Desculpe minha ignorância,
    mas esse Decreto 14.415/2019, publicado em 09/05/2019 já é para cumprir o mandado de apreensão e/ou penalidades, não será dado um prazo para o profissional se adequar a essa nova arrecadação?

    • Carlos Mazza disse:

      Olá Carlos Rubens, tudo certo?

      Pelo texto do Decreto, a medida não possui qualquer prazo e tem vigor imediato. Ou seja, a multa/apreensão, em tese, já deve ser aplicada desde a última quinta-feira, 9. Resta saber, no entanto, se os agentes da Etufor/AMC irão cumprir de fato a medida.

  • Daniel disse:

    Nenhuma orientação ampla, só cobrança para arrecadar?

  • César Wagner disse:

    Infelizmente o “diálogo exaustivo” não construiu um período de orientação e adaptação a norma.
    Salve-se quem puder!

  • Claudio Bandeira disse:

    Mais lixo comunista atrapalhando o povo para sugar dinheiro.

  • Jennifer disse:

    Só digo uma coisa, hê hê, prefeito para inventar taxa para arrecadar, enquanto isso a Cidade se acabando em crateras nas ruas e serviços de pavimentação malfeitos, acorda Fortaleza, nunca pensei que sentiriamos falta da bela Fortaleza, vale ressaltar que o transfor é de 2008.

  • FRANCISCO DE ASSIS MELO disse:

    esse sim é um prefeito de moral

  • Mikael disse:

    Depois de o prefeito tentar impedir a liberdade de os indivíduos escolherem a forma com qual se locomovem, como não obteve êxito, vem desta vez criar expedientes para controlar o serviço e deixá-lo mais caro com regulações que os próprios passageiros poderiam fazê-lo. Ficará iguais aos táxis.

  • MICHEL DIONÍSIO BOTELHO disse:

    Palhaçada do caralho, deixa os caras teabalharem em paz…

  • Williams Gomes Ferreira disse:

    Medidas corretas para a real segurança da população estas medidas tem que para todos estados em territórios nacional (Brasil)

  • Beto disse:

    É,e a segurança dos motoristas?
    Onde fica?

  • Pedro disse:

    Infelizmente nosso prefeito de Fortaleza, só faz é dificultar a vida do trabalhador,mais ele tem que si lembrar de uma coisa de 4 em 4 anos ele precisa desses mesmos trabalhadores que hoje ele está prejudicando

  • Hugo Moreira Pinheiro disse:

    Esse prefeito incompetente do PDT, mandado pelos irmãos Ferreira Gomes, mete as mãos no que não lhe compete. Ele já está perdido na tormenta política, não fazendo nada de bom nessa sua péssima administração . Mas as próximas eleições vem aí, para o povo de Fortaleza dá resposta a esses políticos do PT e PDT, que estão acabando com a nossa cidade – cheia de buraco, lixo e outras irregularidades administrativas. E para completar a “burrice pedetista”, ainda aprovaram na Assembleia Legislativa, um projeto imoral – a venda de bebidas alcoólicas nos jogos de futebol, no estado do Ceará. Onde se diz que isso é a “burrice de nossos governantes”.

  • Marcelo Mendonça disse:

    Criar trabalho ningurm se habilita, mas, gerar contrata tempo sempre. Facam sua parte fiscalize, evite caros clandestinos e apoie trabalhadores. Deixem de lado as diferenças taxis nao buaca enfermo, nao vai em favela e nem embarcam cadeirante.
    Olhem pra sociedade como um todo e ease país irá pra frente. Acorda Brasil!

  • Hugo Moreira Pinheiro disse:

    O prefeito Roberto Cláudio ainda não aprendeu a administrar, vive perseguindo os trabalhadores, principalmente quem trabalha na UBER e na 99. “São ameaças de quem quer ser dono de tudo”. O papel desse prefeito é conseguir dinheiro através de multas, por intermédio dessas duas entidades municipais, “famintas”, a fim de arrecadar dinheiro – a AMC e a ETUFOR.
    Até parece com as administrações passadas, no tempo do nazismo, agora implantado nessa Prefeitura. O povo tem que se unir contra esse prefeito que nada faz – o “prefeito dos ricos” – que engana e investe contra a pobreza, em Fortaleza, não deixando os pobres ganhar o pão de cada dia, para o sustento de seus familiares.
    .

  • João disse:

    Uma forma de atrair assaltos ao motorista,sendo que é mais seguro pra se andar e entrar em local perigoso.

  • Berg disse:

    Mais um roubo que a prefeitura de Fortaleza está criando.
    Do jeito que vai os cidadãos de bem vai morre de fome governo ladrão mais ano que vem tem eleição novamente e vc Roberto Cláudio tá fora seu babaca.

  • Fabio disse:

    Pois esta ai o que o povo merece, uma administração focada em perseguir trabalhadores que justamente pela falta de emprego se submete a ter um trabalho, servindo a sociedade com preços bem mais acessiveis mesmo diante de uma arrecadação de impostos e multas abusivas. E para quê? Porque a cidade virou um buraco só. Haaa deve ser para alugar mais e mais câmeras, ai sim merecia uma fiscalização, não me assustaria saber que a empresa contratada divide uma imensa fatia desse bolo com esses corruptos que por sua vez utiliza os valores arrecadados em qualquer coisa menos na manutenção de nossas ruas e avenidas. E não estou aqui para favorecer partido A e nem B gostaria mesmo era de uma fiscalização seria e aprofundada nesse sentido.

  • Pablo Silveira disse:

    Não será obrigado ter essa frase “ESSE VEÍCULO TRABALHA POR APLICATIVO” e sim apenas o adesivo da plataforma utilizada. No decreto a figura onde aparece a frase, é apenas uma representação da forma correta de onde deve colocar o adesivo, e não da obrigatoriedade da mesma. Vejo aqui em fortaleza alguns motoristas colocando essa frase erroneamente. Graças a errada interpretação do decreto, pelo jornalista dessa matéria.

  • FRANCISCO ALYTON DA ROCHA BARBOSA disse:

    Eu quero ver é esses bairros de facções que proíbem a entrada de Uber, o motorista com adesivo indicando que ele é um Uber, cadê a prefeitura os governantes? Só querem exigir pra colocar o adesivo, mas pra acabar com esse bandidos que tão proibindo, não fazem nada. Governantes bandidos

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *