Ciro Gomes participa de evento ao lado de deputada do PT, Maria do Rosário

Foto: Divulgação

Em discussão com os deputados federais Maria do Rosário (PT) e Marcelo Freixo (Psol) ontem na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) voltou a criticar Lula e o PT.

Em resposta a Rosário, que o havia interpelado quando Ciro mencionou Lula em sua fala, o pedetista disse: “Unidade é o cacete”. E acrescentou: “Eu conheço vocês”, referindo-se aos petistas.

Antes disso, a parlamentar chegou a pedir que Ciro deixasse de lado o que ela considera como “obsessão de falar do Lula e contra o Lula”.

“Eu gosto de você, mas eu gosto do Lula também”, brincou a deputada.

“Tu sabe que eu gosto do Lula”, devolveu Ciro, rindo. “Tu sabe que fui ministro do Lula. Tu sabe que eu ajudei o Lula.”

O ex-governador do Ceará completou: “Mas tu sabe também que o Lula escolheu Michel Temer pra vice, escolheu Palocci, escolheu a Dilma”.

Maria do Rosário então pediu a palavra. “Isso é puro divisionismo no nosso campo”, declarou. “Você tá magoado. A mágoa não é boa conselheira.”

“Pode dizer que tô magoado”, retrucou o pedetista. “Satanize o carteiro, mas vamos ler a carta.”

Na sequência, à menção do nome de Fernando Haddad (PT) por alguém da plateia, Ciro perguntou: “Quem é o Haddad, meu velho amigo?”. Ele respondeu: “Meu velho amigo, colega ministro, homem querido”.

E questionou: “Como é que ele vira candidato a presidente do Brasil?”.

O ex-presidenciável se dirige à plateia: “Por que o Bolsonaro se elegeu? Foi por erro nosso”.

No mesmo debate na UFPE, Ciro também falou que “Lula aceitou o rito da lei brasileira e do aparelho de Justiça do Brasil, contra a minha opinião”.

O pedetista contou ter sido “esculhambado, inclusive pelo Bolsonaro, porque defendeu que o Lula, sendo violentado, deveria se asilar numa embaixada e denunciar o aparelho de justiça no Brasil como golpista”.

Houve tumulto entre os presentes, e a discussão precisou ser encerrada.

https://www.youtube.com/watch?v=zn7xsJl5ZBM

About the Author

Henrique Araújo

Jornalista do Núcleo de Política do O POVO

View All Articles