Política

AL aprova isenções para refino de petróleo e gás, mas veta para energia solar

2778 5

Renato Roseno tenta há vários anos estender isenções do ICMS para a energia solar (Foto: Divulgação/AL-CE)

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta semana mensagem que concede, entre outros benefícios, crédito presumido do ICMS para empresas que trabalhem com produtos do refino de petróleo e de gás natural no Estado. Além do benefício, deputados aprovaram ainda critérios para anistia e remissão do imposto para esse tipo de atividade.

A mensagem foi aprovada na última quinta-feira, 30, e seguiu texto enviado pelo governador Camilo Santana (PT) para a Casa. Curiosamente, emenda do deputado Renato Roseno (Psol) que buscava estender isenções do ICMS para a produção de energia solar, de grande (e pouco explorado) potencial no Ceará, foi rejeitada.

“Enquanto o Governo do Estado está parado no passado, desperdiçamos um potencial de radiação solar 20 vezes maior do que toda a atual capacidade instalada de produção de energia elétrica”, protestou o parlamentar em seu perfil do Twitter.

Segundo o deputado, esta já era a quinta vez que ele apresentava uma emenda neste sentido. Para rejeitar a proposta, base do governo alegou que a medida “não estaria em conformidade com as diretrizes da administração e não traria bons resultados para a organização orçamentária do Estado do Ceará”.

Recomendado para você

5 Comentários

  • Junior disse:

    Isto é uma vergonha, governo fraco e sem horizonte, muito ruim, só bla bla bla

  • Alexandre Emerson Teixeira Mourão disse:

    A foto do Renato Roseno, junto à manchete, sugere que ele seja um dos responsáveis pela decisão, e não um crítico, como a notícia esclarece. Ocorre que muitos só lêem a manchete.

  • José William disse:

    Não dá para entender esta incoerência do governo em navegar no sentido contrário a política da energia limpa, no caso a energia solar que merece sim ter o mesmo benefício destinado ao refino de petróleo e gás natural. O Ceará é um Estado com potencial elevado para produção de energia solar e Camilo Santana deveria trabalhar no sentido de criar incentivos para que os parques solares em nosso Estado fossem expandidos.

  • Ricardo Martins Soares disse:

    Bem na contramao do que acontece nos paises desenvolvidos. Esses politicos sao um atraso de vida…

  • Jorgelito Oliveira disse:

    Parlamentares ignorantes e interessados em óleo e gás. Por que não usamos luz solar quando temos em abundância? Quais as vantagens de uma tecnologia do séc. 19 que suja, causa problemas geo políticos e está próxima de acabar para a sociedade? Qual o interesse em mantê-la? O Ceará poderia não ter medo do futuro, mas nós estamos atrelados ao passado nesse aspecto.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 10 =