O projeto de lei do o deputado Carlos Jordy, do PSL do Rio de Janeiro, não foi bem recebido pelos jesuítas que dirigem o Santuário Nacional de São José de Anchieta. A PL 1930/2019 pretende substituir o educador Paulo Freire pelo padre José de Anchieta, jesuíta canonizado pelo papa Francisco em 2014, como patrono da educação no País.
Assinada pelo reitor e vice-reitor do Santuário, Pe. Nilson Marostica e Pe. Bruno Franguelli, a nota oficial divulgada pede “respeito ao valiosíssimo legado” de José de Anchieta, mas critica a alteração “para fins meramente ideológicos”.
“O Padre José de Anchieta merece, de fato, todo louvor e reconhecimento pelo imenso bem que fez pelo nosso Brasil, principalmente no que se refere ao tema da educação”, afirma a nota. “No entanto, a atual conjuntura governamental do nosso País, não podemos aceitar que o legado de São José Anchieta seja instrumentalizado para fins meramente ideológicos (…) (O legado José de Anchieta) Deve sim ser imitado, mas jamais manipulado”, continua.
A nota ainda reconhece a importância de Paulo Freire para a educação brasileira e compara o educador ao jesuíta. “Tanto São José de Anchieta como Paulo Freire caminham na mesma direção. Ambos optaram por estar à serviço da educação dos marginalizados”, destaca.
O autor do projeto que pretende realizar a troca reagiu no Twitter à nota divulgada pelo Santuário. Chamando os padres que dirigem a instituição e assinam o texto de “teólogos da libertação”, afirmando que “padre que compara Paulo Freire à grandeza de José de Anchieta não é padre”.
“Comparar Paulo Freire a José de Anchieta é uma heresia. Um foi comunista e uma farsa na educação, o outro, um cristão legítimo e o primeiro educador brasileiro”, criticou o parlamentar.
Veja a nota na íntegra:
É incrível a capacidade dos nossos irmãos cariocas em eleger tanta gente sem noção, esse tal de Carlos Jordy deve ter sido amigo de infância dos filhos do Bolsonaro. Se o país depender desta gente para superar os graves problemas que passamos, estamos ferrados!
O que não é ideológico nessa narrativa popular.
Se por um lado, parlamentares como Carlos Jordy supostamente usa a figura de José de Anchieta como instrumento ideológico, da mesma forma a nota se mostra enviezada ao comparar Paulo Freire a José de Anchieta.
Para combater esse aparelhamento da esquerda entranhada nas instituições, vai levar tempo e trabalho duro. Enquanto a Direita não se entendia, a esquerda caminhava unida no mesmo propósito, agora é penar e construir uma relação social, principalmente com as camadas mais baixas da população, de confiança. Talvez, daqui há uns 20 anos conseguimos enfim ter um país de fato democrático.
Esse deputado não Tem coisas mais importantes para debater não!???
Melhor procurar um especialista em neurologia, ou um pai de santo!
Ele deve estar com um encosto, assim como a maioria dos asseclas milicianos!
Acordo com o Santo José de Anchieta como tendo mais méritos educativos que Paulo Freire, contudo, não aceito ignorar o grande educador pernambucano, máxime, pelo seu método de Alfabetização de adultos e, em especial, pela sua pedagogia dialógica da troca de saberes. As suas obras são valiosas e reconhecidas em muitos países. Na minha Licenciatura em Agronomia, tive o privilégio de cursar a disciplina “Pedagogia de Paulo Freire”, ministrada pela educadora Sandra Petit, da Faculdade de Educação – FACED, na Universidade Federal do Ceará’- UFC. Nos meus estudos de Doutorado em Educação na FACED/UFC, utilizei da pedagogia freireana na metodologia de pesquisa qualitativa informacional da minha Tese que pesquisou o Curso de Agronomia da UFC, em Fortaleza. Desde 2011, em todos os meus trabalhos com hortas escolares aceitos e apresentados nos diversos eventos científicos pertinentes utilizo na metodologia de pesquisa a pedagogia dialógica de Paulo Freire. O último trabalho A DIMENSÃO AMBIENTAL DA HORTA ESCOLAR, em 2018, apresentado na SOEA75/CONTECC5 – Congresso Técnico Científico de Engenharia e Agronomia, em Maceió-AL. Entre seus diversos livros, uma preferência especial por “Extensão ou comunicação? que trata do Agrônomo educador.