O deputado federal em exercício Danilo Forte (PSDB) saiu em defesa do deputado estadual André Fernandes (Republicanos), suspenso do mandato na última quinta-feira, 20, por encaminhar denúncia ao Ministério Público do Ceará (MPCE) atribuindo a Nezinho Farias (PDT) relação com facção criminosa. O processo foi aberto no ano passado.

“A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará abusa desse poder, que tomou conta do Estado, que não quer deixar a oposição falar, que quer tolher a liberdade de as pessoas falarem”, disse ele em vídeo gravado ao lado do bolsonarista, na calçada do Parlamento. Assim como o PDT, o PSDB do Ceará representou no Conselho de Ética contra Fernandes no caso. Os dois parlamentares do partido Assembleia, Fernanda Pessoa e Nelinho Freitas, votaram contra a punição.

O bolsonarista afirmou que passará os 30 dias de suspensão em frente à Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), atendendo a população de 9 horas às 12 horas. Embora esteja sem salário, Verba de Desempenho Parlamentar (VDP) e direito às discussões e votações, ele pode entrar no gabinete. Nas dependências da Casa, porém, não pode receber eleitores, assim como os demais deputados também não, atualmente.

A determinação é parte do conjunto de normas de combate à disseminação do novo coronavírus adotado pelo Legislativo.

About the Author

Carlos Holanda

Repórter de Política do O POVO

View All Articles