O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia nesta terça-feira, 1° de setembro, o treinamento para mesários que atuarão nas eleições municipais de novembro próximo. Preparação deve ser realizada preferencialmente por meios virtuais. Os voluntários poderão ser capacitados pelo portal de educação a distância do TSE e pelo aplicativo da Justiça Eleitoral, já disponível para download.

Em caso de dificuldade de acesso às plataformas digitais, como problemas de conexão com a internet, e outras restrições que impossibilitem o treinamento remoto, os mesários poderão receber treinamento presencial, seguindo as medidas segurança sanitária. Para participar do curso, é necessário ter sido convocado pelo cartório eleitoral. Na carta de convocação devem constar as instruções para se inscrever no treinamento (local, data, turma e chave de inscrição).

O TSE ressalta que “nenhum site está credenciado a oferecer a venda de curso aos mesários que vão atuar nas Eleições Municipais deste ano. Todos os mesários são treinados gratuitamente em plataforma digital oficial da Justiça Eleitoral, e somente os cartórios eleitorais são responsáveis por essa comunicação com os colaboradores”.