A instituição funciona como um facilitador da melhoria da qualidade de vida da comunidade, estimulando o desenvolvimento da cidadania

Cidadania e qualidade de vida, tanto dos comerciários quanto da comunidade em geral, são as prioridades do Serviço Social do Comércio (Sesc), que oferece atendimentos em educação, cultura, lazer, saúde e promoção social. No Ceará, a Instituição oferece serviços a partir de seis unidades operacionais, seis unidades móveis, cinco centros educacionais Sesc Ler, seis escolas Educar Sesc, além de quatro restaurantes para comerciários e atividades itinerantes como Sesc na Praça, Sesc Lúdico e Tenda Sesc. Fundado em 1946, o Serviço Social do Comércio (Sesc) funciona no estado desde 1948. A instituição não tem fins lucrativos, sendo mantida por empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Edição da “Arte na Praça” no Município de Aurora (CE)/Foto: Hélio Filho

Atividades
Um dos pilares do Sesc é o fomento à educação. Por conta disso, a instituição investe na educação dos níveis infantil, fundamental, além do ensino de pré-vestibular, idiomas e jovens e adultos. O número médio de matrículas por ano chegar a 280 mil.

Já na área cultural, festivais, mostras e projetos de cultura do Sesc são divididos em áreas de atuação: artes cênicas, literatura, música, audiovisual, artes visuais, tradição, atividades de artes integradas, além de parcerias culturais com outros órgãos. Cada área conta com programações fixas e eventos anuais que ocorrem tanto em Fortaleza, quanto nas cidades do interior do Estado.

Divulgação

Como destaque da atuação cultural do Sesc está a Mostra Sesc Cariri de Culturas, que já chega em sua 19ª edição promovendo intercâmbio cultural na região Sul do estado. O projeto movimenta 28 municípios do Cariri cearense com mais de 2 mil artistas de todo o Brasil, em atividades de Artes cênicas, Literatura, Música, Artes Visuais, Audiovisual, Culturas Populares e fomento à pesquisa, ao turismo sustentável e à economia.

Vale ressaltar também o Prêmio Sesc de Literatura, premiação anual de novos escritores, possibilitando a publicação em âmbito nacional. Na música, o projeto Sesc Sonoridades possibilita a interação entre ritmos diversificados. Na área de tradição popular, além dos eventos juninos, as Unidades abrem espaço em sua programação, durante o ano inteiro, para manifestações artísticas da região com apresentações e exposições. O Sesc apoia também a Fundação Casa Grande, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, a Festa do Pau da Bandeira e diversas ações de fortalecimento da cultura.

Edição 2017 do Circuito de Quadrilhas Sesc Ativo/Foto: Sesc Ceará

Entre os projetos de promoção social realizados pelo Sesc estão o Trabalho Social com Idosos (TSI), Cidadania Ativa, Programa Mesa Brasil Sesc, Sopa Amiga e os Encontros Sesc Povos do Mar e Herança Nativa. Por meio dessas ações, observa-se o vínculo comunitário e o protagonismo social. Mais detalhes de cada atividade pode ser conferido no site.

Como participar
Para fazer parte da diversidade de serviços do Sistema Fecomércio, incluindo descontos nos cursos do Senac, é necessário possuir a carteira Sesc, nas categorias comerciário, conveniado, empresário contribuinte ou usuário.

Os comerciários, trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo devem apresentar junto com os documentos de comprovação do vínculo de trabalho, identidade, CPF, comprovante de endereço com CEP e foto 3×4 em uma das unidades do Serviço.

Pessoas que trabalham em empresas conveniadas ao Sesc também pode adquirir a carteira na categoria de conveniado.

Outra novidade é a nova categoria, a de empresário contribuinte. Nela, se enquadram pequenos, médios e grandes comerciantes que estejam filiados à Fecomércio, e que agora terão acesso a todos os benefícios do Sistema com preços diferenciados. Quem não se enquadra nas categorias anteriores ainda pode se cadastrar como usuário.

Mais informações: 0800 275 52 50 ou na Unidade Sesc mais próxima de você.

Sede Administrativa (R. Pereira Filgueiras, 1070 – Fortaleza)

Unidade Fortaleza (R. Clarindo de Queiroz, 1740)
Informações: 0800 275 5250 | (85) 3462 6350 (para celular)

Unidade Centro (R. 24 de Maio, 692)
Informações: (85) 3455 2100

Unidade Sobral (Boulevard João Barbosa, 902 – Centro)
Informações: (88) 3611 0954

Unidade Iguatu (R. 13 de Maio, 1130)
Informações: (88) 3581 1130

Unidade Crato (R. André Cartaxo, 443 )
Informações: (88) 3523 4444

Unidade Juazeiro do Norte (R. da Matriz, 227)
Informações: (88) 3512 3355